terça-feira, 26 de maio de 2015

Provas do Enem serão aplicadas em 24 e 25 de outubro

Clipping Educacional - Veja 
Taxa de inscrição subiu de 35 para 63 reais. São esperados mais de 9 milhões de candidatos

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, e terá taxa de inscrição mais cara: 63 reais, contra os 35 reais cobrados nos últimos anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
O período de inscrição começa às 10 horas do dia 25 de maio e vai até às 23h59 do dia 5 de junho, sempre considerando o horário de Brasília. As inscrições serão feitas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cartões de confirmação de inscrição não serão enviados pelo correio - estarão disponíveis na página do exame.
O horário de início das provas também mudou. Passará a ser às 13h30 de Brasília, meia hora mais tarde em comparação aos anos anteriores. No entanto, o horário de abertura dos portões nos locais de prova continuará sendo às 12 horas e o fechamento, às 13 horas (de Brasília).
Faltas - O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira. A prova será aplicada em 1.714 municípios do país e a expectativa é que mais de 9 milhões de candidatos façam o exame.
Uma preocupação para este ano é reduzir o número de abstenções. Para tentar coibir faltas, o ministério determinou que o participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame perderá o benefício na próxima edição da prova.
No ano passado, dos 8,7 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões não realizaram o teste, o equivalente a 28,64% dos candidatos. "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir", disse Janine Ribeiro. São isentos da taxa de inscrição estudante que estejam concluindo o ensino médio este ano em escolas da rede pública, além de pessoas que se declararem carentes.
O ministro da Educação também afirmou que a edição de 2015 continuará considerando o nome social para travestis e transexuais. "Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento", disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec).
fonte:http://veja.abril.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário