terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria e sindicato divergem sobre adesão à greve de professores em SP

Clipping Educacional - DE SÃO PAULO
A Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual de São Paulo, afirmou na tarde desta segunda-feira que cerca de 25% dos docentes aderiram à paralisação da categoria determinada na última sexta-feira (19). Já a Secretaria de Educação aponta um aumento de apenas 0,7% na média diária de ausência, que é de 5%.
A paralisação foi determinada durante uma assembleia que fechou a avenida Paulista, na região central de São Paulo, na tarde da última sexta-feira. Segundo o sindicato, nesta segunda-feira, os grevistas foram às escolas para explicar os motivos da paralisação para alunos, pais e professores que não entraram em greve.
De acordo com o sindicato, os professores reivindicam reposição salarial de 36,74% e complementação do reajuste referente a 2012; cumprimento da lei do piso --no mínimo 33% da jornada para atividades de formação e preparação de aulas--, fim dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial; entre outras reivindicações.
Já a secretaria afirmou em nota que é "lamentável que a Apeoesp se paute por uma agenda político-partidária e ignore o amplo diálogo que a atual gestão tem estabelecido". A pasta destaca ainda que "os professores já ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente e passarão a ter, a partir de julho, uma remuneração 44,1% maior que o vencimento mínimo estabelecido em decorrência da Lei Nacional do Piso".
Está prevista para a próxima sexta-feira (26) uma nova assembleia da categoria para decidir os rumos da greve.

0 comentários:

Postar um comentário