terça-feira, 19 de março de 2013

JOVENS QUE NAMORAM NA ESCOLA CORREM MAIS RISCOS DE BEBER E USAR DROGAS

Clipping Educacional - SECOM/CPP
Adolescentes que namoram durante o ensino fundamental e médio têm maior probabilidade de abandonar os estudos e duas vezes mais possibilidades de se envolver com álcool, cigarros e drogas do que os que ficam solteiros. Essa foi a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Geórgia (EUA).
A pesquisadora Pamela Orpinas acompanhou um grupo de 624 estudantes durante um período de sete anos entre o ensino fundamental e o médio. A cada ano, os alunos deveriam preencher um formulário sobre seu comportamento, incluindo o uso de drogas e de álcool. Os professores, por sua vez, respondiam a questionários sobre o desempenho acadêmico desses estudantes.
"Em todos os momentos, os professores apontaram os melhores resultados acadêmicos entre os alunos que tinham baixa frequência de relacionamentos amorosos e os piores resultados entre aqueles com maior frequência de relacionamentos", indica o artigo publicado no periódico acadêmico "Journal of Research on Adolescence".
Brasil tem 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países
No artigo, a professora do departamento de Saúde Pública afirma que uma possível explicação para o pior desempenho acadêmico dos adolescentes que se relacionam amorosamente desde cedo é o fato deles participarem de um grupo de comportamento de alto risco.
Complicações amorosas
"Namorar com um colega de classe pode ter as mesmas complicações emocionais de sair com um colega de trabalho", afirmou. "Quando o casal se separa, eles têm de continuar a se encontrar nas aulas e, talvez, ver seu ex saindo com outra pessoa. É razoável pensar que este cenário pode estar relacionado à depressão e desviar a atenção dos estudos".
Os pesquisadores afirmam serem necessários outros estudos para identificar quais são as características que distinguem um relacionamento sadio de um que pode levar a problemas comportamentais.
Namoro na escola
38% dos estudantesdisseram namorar durante a maior parte do fundamental e médio
22% dos alunos começaram a namorar no ensino médio
Fonte: Journal of Research on Adolescence
SECOM/CPP

0 comentários:

Postar um comentário