domingo, 20 de janeiro de 2013

Um bom exemplo educativo

Gilberto Dimenstein
Clipping Educacional - Folha de São Paulo
Não gosto de nenhum dos produtos que o empresário Jorge Paulo Lemann produz mundialmente. Não tomo refrigerante nem cerveja --aliás, tenho restrições, como o leitor desta coluna sabe, a determinados tipos de propaganda de bebida. Nem gosto de comida de fast-food. Não como carne vermelha, o que me deixa longe de um hambúrguer. Mas um produto que ele vem produzindo serve como um exemplo educativo.
Nesta semana, chegou ao Brasil o educador Salman Khan, que se notabilizou pela produção de vídeos gratuitos tornando simples as mais difíceis matérias. Junto com o material, vem um sistema de ensino em que o aluno faz os exercícios no computador, que entende suas dificuldades e propõe reforços, ajudando o trabalho dos professores. O programa de computador presta-se como uma espécie de professor particular.
Em toda a minha temporada de dois anos em Harvard, Salman foi, de longe, o personagem mais interessante para o Brasil que eu conheci, daí ter sido personagem de várias das minhas colunas e comentários na rádio --e olhe que lá não falta gente interessante.
A experiência vem sendo testada, e com bons resultados, em escolas públicas de São Paulo.
A Fundação Lemann se dispõe bancar a disseminação desse material em 6.000 escolas brasileiras, capacitando os professores.
Quanto mais usarmos esse tipo de material, ganharemos mais tempo e dinheiro para que o Brasil seja mais educado.
E quanto mais empresas e empresários bancarem experiências, capazes de serem disseminadas no setor público, melhor.
*Para ver o material de Salman Khan clique aqui
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

4 comentários:

  1. Fundação Leman é assim com o Dr. Canoy, que é assim com o Serra; anda dando palpite desde a ditadura, hoje vive em Lima e, de lá, continua dando palpite sobre a Educação do Brasil, do Chile, de Cuba... pah!!...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Salman Khan e aqueles professores coreanos estão com a corda toda. Penso que o pontapé inicial foi o amor pelo ensino e depois conseguiram o melhor: a boa remuneração e o sucesso frutos do seu trabalho.
    Acho que ser educador é amar ensinar e não amar ganhar bem. É até bom mesmo não atrair profissionais mercenários! Vem só quem pode!

    ResponderExcluir
  4. É bom termos conhecimentos de tudo o que acontece no mundo. Quem contribui com uma opinião está fazendo a sua parte.
    Aquele que faz de conta que não está acontecendo nada, fica na mesmice e anda sempre reto e de cabeça baixa.
    Somente quem é professora e educadora sabe quanto amor temos por cada aluno.O que é preciso no Brasil, é ter respeito pelo MESTRE. E isso, a família deve ensinar desde o berço.O profissional tem e deve ser respeitado, como era no tempo de nossos avós. Abraços e até logo.

    ResponderExcluir