quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Comunicado CGEB/CIMA de 31/07/2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo – Terceira Edição – Segundo Semestre de 2012

Avaliação da Aprendizagem em Processo – Terceira Edição – Segundo Semestre de 2012
A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
- atender demanda das escolas, coletada por meio do Questionário do PAAP, aplicado on-line na segunda quinzena de março;
Comunicam:
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, no segundo semestre de 2012, conforme cronograma do presente comunicado.
2- As provas, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos (98,5% das escolas manifestarem-se a favor da utilização dos resultados da avaliação em processo, como subsídio ao planejamento de atividades para estudos de recuperação).
2.1 – Grande parte das habilidades focadas nas provas do segundo semestre remetem às selecionadas para o primeiro semestre, permitindo às escolas avaliar e organizar ações de recuperação.
2.2 – Além das habilidades mencionadas no tópico 2.1, foram incluídas outras tendo como referência a progressão da implementação do currículo nas respectivas disciplinas e anos/séries.
3 - As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual (conto);
b) Língua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental: 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual(notícia);
c) Língua Portuguesa – 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 15 questões de múltipla escolha e uma produção textual (artigo de opinião);
d) Matemática – 6° ano do Ensino Fundamental: 13 questões, sendo 7 de múltipla escolha;
e) Matemática – 7° ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 8 de múltipla escolha; e,
f) Matemática – 2ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 10 de múltipla escolha.
5 - O material de aplicação(provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino organizado por escola, contendo:
a) Prova de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
b) Prova de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
c) Prova de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
d) Prova de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
e) Prova de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
f) Prova de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
g) Prova de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio; e,
h) Prova de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio.
5.1 – Juntamente com a prova de Língua Portuguesa seguirá um encarte destacável contendo a prova de produção de texto.
5.2 – Também serão entregues nas Diretorias de Ensino provas em braile e ampliadas, adaptadas e impressas pelo CAPE-Centro de Apoio Pedagógico Especializado.
6 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado, foram impressas conforme quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, baseado nas matrículas na data base de 31/05/2012 e serão enviadas com uma reserva de 5% a mais por escola e 5% a mais por Diretoria de Ensino, para suprir as alterações numéricas eventualmente ocorridas em data posterior ao planejamento central das avaliações.
7 – A aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre 21 e 24 de agosto, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador e corretor;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação; e,
c) preferencialmente aulas duplas.
7.1 – Considerando que a prova de produção textual para 6° e 7° anos do Ensino Fundamental exige o desenvolvimento de atividades prévias pelo professor com as respectivas classes, a realização da redação poderá, conforme as condições de cada escola, ser programada para a semana seguinte à data mencionada no item 7.
8 - A distribuição das provas impressas, mencionadas no item 5, para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período de 13 a 17 de agosto, devendo as mesmas se organizarem para a recepção e controle de recebimento e entrega destes materiais para as escolas.
8.1 – Para as atividades de acompanhamento do recebimento das provas na Diretoria, distribuição às escolas e gestão da reserva técnica, solicitamos que a Diretoria de Ensino indique um responsável, enviando para a CIMA, no endereço eletrônico avaliacao-cima@edunet.sp.gov.br até o dia 06 de agosto, as seguintes informações sobre o profissional responsável: nome completo, cargo/função, e-mail e telefones de contato.
8.2 – Na ocorrência de problemas relacionados à logística da entrega das provas, contatar , na FDE -Fundação para o Desenvolvimento da Educação, a equipe técnica: Alessandro Oliveira Ometo (3158-4758), Alessandra Juliano Ramos (3158-4814) ou Cássia Gomes da Silva (3158-4314).
8.3 – Na ocorrência de problemas similares, especificamente relacionados às provas para o atendimento aos alunos com deficiência visual, contatar na CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, o assistente técnico: Roberto Monge Liberato (3218-8897 ou 3218-2113).
9 – Complementarmente às provas, foram elaborados os seguintes materiais:
a) Produção Textual – Orientação para o Professor – para cada um dos anos/séries, com orientações para aplicação da prova de redação
b) Comentários e Recomendações Pedagógicas – para cada disciplina e anos/séries, com orientações para os professores relativas à aplicação, correção, interpretação de resultados e sugestões de trabalho pedagógico.
9.1 – O material do item 9 será enviado às Diretorias de Ensino por meio eletrônico em período anterior ao da aplicação das provas , até o dia 10 de agosto, para encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as respectivas necessidades.
10- As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

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