quinta-feira, 31 de maio de 2012

NA ORDEM DO DIA: ESTRESSE DO PROFESSOR

Clipping Educacional - Notícias CPP
O quadro "Na Ordem do Dia", exibido na TV WEB do Centro do Professorado Paulista, desta semana entrevistou Adriana Foz, educadora, psicopedagoga, neuropsicóloga, coordenadora do Projeto Cuca Legal (Projeto de prevenção em Saúde Mental nas Escolas - Psiquiatria - Unifesp), autora de livros, Projetos Educacionais e ainda presidente do I Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação, que será realizado de 5 a 8 de julho.
Especialista nos problemas da área, abordou um dos problemas que mais aflige o professor "Síndrome de Burnout" - segundo ela uma das causas do esgotamento profissional dos docentes hoje em dia.
Veja a entrevista - "A desvalorização do professor, seja ela por parte do sistema, dos alunos e da própria sociedade, é um dos maiores agentes para a ocorrência de várias patologias".


Síndrome de Burnout é uma das causas do esgotamento profissional de docentes

“É comum o sentimento de cansaço e fadiga, ambos resultados do esgotamento físico e psicológico do ser humano. Muito além deste tradicional ciclo, porém, cada vez mais pessoas têm sofrido com o estresse profissional, especialmente aquelas que se inter-relacionam com outras pessoas para o desempenho de sua função. Um bom exemplo disso é o professor, que tem sido apontado como uma das maiores vítimas do estresse profissional, mais conhecido como Síndrome de Burnout.”
Acredito que a situação de maior estresse para o professor continua sendo a indisciplina em sala de aula. Mediar a relação com os alunos fica dez vezes mais desgastante em situações em que você tem de chamar a atenção, interromper a aula, pensar sempre como motivar os alunos, erguer o tom de voz. Tudo isso contribui ao longo do tempo - podem ser em meses - para uma situação de estresse e desmotivação. Isso porque o foco é sempre motivar os alunos! Aí a cobrança interna fica também bem maior, e vem uma certa sensação de fracasso quando os resultados esperados não são atingidos, ou seja, quando o curso não corre bem, por conta de uma "interação em sala de aula mal resolvida".
Importante destacar que os alunos também desempenham um papel de extrema importância no aprendizado, sejam estes de ensino fundamental ou médio. Tem sido freqüente a incidência de casos do Burnout - ainda que os professores não possam ser considerados os únicos responsáveis pelo desempenho de uma turma ou de determinados alunos, seja ele bom ou ruim.
A desvalorização do professor, seja ela por parte do sistema, dos alunos e da própria sociedade, é um dos maiores agentes para a ocorrência do Burnout.

Um comentário:

  1. é a desvalorização é muito presente em sala de aula,os pais precisa fazer parte da educação dos filhos.estar sempre presente.Esclarecendo que eles como cidadão tem direitos e deveres.E que em sala de aula deve ser respeitados.

    ResponderExcluir