terça-feira, 17 de abril de 2012

VALE A PENA: TENTE OUTRA VEZ

Clipping  Educacional - SECOM / CPP
“Minha mãe falou que eu não preciso respeitar a minha professora porque ela ganha menos que o pipoqueiro que trabalha na esquina da minha casa”
Esse relato é de uma professora durante um ATPC, na escola onde trabalho. Tudo aconteceu porque ela chamou a atenção do aluno que estava conversando e brincando no fundo da sala.
O que nos deixa abismado é a postura da mãe que não tem o menor respeito pelo profissional. Então, pergunto: será que ela sabe o que é isso? 
Levanto alguns pontos em relação às pessoas que este aluno faltará ao respeito:
Ao professor porque a mãe já lhe disse que não precisa respeitar;
Ao pai, porque ele acorda às 5 horas da manhã, é pedreiro e tem vergonha da sua profissão;
À mãe, porque como diarista tem a obrigação de ouvir o que ele tem para falar e fazer;
Entretanto, o traficante, o chefe da “boca” (ponto de droga) esse sim merece o seu respeito, pois tem dinheiro, todos o tem como herói, ajuda na comunidade, ouve os seus problemas, portanto, estar ao lado dele significa ter segurança. São as inversões de valores.
Depois de algum tempo a mesma mãe que um dia criticou o professor,volta pedindo ajuda, pois não sabe mais o que fazer. O seu filho está envolvido com traficantes, vendendo droga e já não frequenta mais a escola. E questiona: o que a senhora Professora pode fazer para me ajudar? 
Nesse momento já não há mais o que fazer. O que veremos mais a frente é esse garoto sendo assassinado por não ter pago R$ 5,00 da droga que consumiu.
Porém, nem tudo está perdido. Quando encontramos alunos que nos relata empolgados que estão terminando uma faculdade de como Direito, Odontologia ou Educação Física, e que são gratos aos professores, então vemos que vale a pena persistir. 
Se num universo de 100 alunos, ao menos 1 volta para nos agradecer, significa que valeu a pena.
“Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!... “
(Raul Seixas)
Opinião assinada por Everaldo Souza Dos Santos, professor e diretor da subsede Oeste do Centro do Professorado Paulista, na capital.

0 comentários:

Postar um comentário