quarta-feira, 25 de abril de 2012

Secretaria e Sebrae-SP oferecem curso de empreendedorismo para professores da rede


Clipping Educacional - Da educação
Expectativa é que cerca de 2.700 docentes participem do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”

A Secretaria da Educação e o Sebrae-SP firmaram nesta quarta-feira (25) um convênio para oferecer aos professores da rede o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. O objetivo é que os docentes disseminem a cultura empreendedora entre os alunos do Ensino Fundamental, ciclo II.

“Os estudantes do 6º ao 9º ano terão formações diferentes, pois possuem níveis diferentes de conhecimento. É um passo importantíssimo para ensiná-los o conceito do empreendedorismo”, explicou o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Serão oferecidas 30 vagas em cada uma das 91 diretorias regionais de ensino. A expectativa é que 2.730 educadores participem. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente nas diretorias de ensino.
A meta é que os alunos se inspirem e despertem o espírito empreendedor por meio de atividades lúdicas e comportamentais. Para o diretor-superintendente do Sebrae – SP, Bruno Caetano, o aluno treinado em empreendedorismo desde cedo tem mais chance de sucesso como empresário no futuro. “Além disso, eles desenvolvem comportamentos que facilitam o aprendizado dentro da sala de aula”, disse.
A iniciativa é resultado do êxito do projeto-piloto que a Secretaria da Educação e o Sebrae desenvolveram ao longo do ano passado, quando o curso foi ministrado para 90 educadores.

Metodologia
O tema proposto para cada ano é adequado à faixa etária correspondente, bem como os jogos, as dinâmicas, os exercícios e as pesquisas dentro e fora da sala de aula. Para os alunos do 6º ano, a proposta do curso é a oficina “Eco Papelaria”, que trabalha questões relativas ao meio ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem papel reciclado e reutilização de materiais. Neste processo, os estudantes aprenderão a criar produtos a partir de papéis reciclados, como caixas de presente, porta-retratos, cadernetas de papel reciclado, entre outros.
“Artesanato Sustentável” é o tema para o 7° ano. Serão elaborados produtos artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade dos alunos. Já para os estudantes do 8º ano, o assunto será “Empreendedorismo Social”, que tem como finalidade fomentar o potencial do jovem para a responsabilidade social, individual e coletiva.
Por fim, os alunos do 9º ano trabalharão com o tema “Novas ideias, grandes negócios”, cujo objetivo é oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolver e promover o próprio negócio, com criação de produtos ou prestação de serviços, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na cidade onde vivem.

0 comentários:

Postar um comentário