quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A pedido de Alckmin, secretaria muda currículo escolar da rede estadual

Clipping Educacional  - Do G1, em São Paulo
Resolução que reduzia aulas de português e matemática foi retificada.
Decisão poupou ensino médio diurno e afetou apenas alunos do noturno
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, nesta quinta-feira (22), uma retificação da grade curricular para as escolas da rede pública estadual que entrará em vigor em 2012. A carga horária específica para todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio havia sido definida em resolução publicada no sábado (17), mas foi alterada, segundo a Secretaria de Educação, a pedido do próprio governador Geraldo Alckmin.
A mudança foi feita na grade relativa aos três anos do ensino médio, mas apenas no período noturno. A decisão anterior pretendia fazer com que nenhuma matéria tivesse menos que duas aulas semanais e, por isso, aumentou a carga horária das matérias de sociologia e filosofia, que são consideradas eletivas.
Mas, para que coubessem na grade curricular, essas aulas tomaram o espaço de outras matérias obrigatórias, como português e matemática.

Grade curricular do ensino médio na rede estadual de SP: aulas semanais previstas para 2012
MatériaDiurnoNoturno
Português555444
Matemática555444
História222222
Geografia222221
Biologia222222
Física222222
Química222222
Inglês222222
Filosofia222122
Sociologia222212
Arte222222
Educação Física2222*2*2*
Total303030272727
*Aulas fora da grade, dadas em outros horários ou aos sábados

A resolução publicada no dia 17 contrariou uma declaração feita por Alckmin quando a proposta foi aberta a debate nas escolas, há cerca de três meses. Na época, o governador defendeu o aumento das aulas dessas duas matérias.

Diurno versus noturno
Os estudantes do período diurno haviam sido poupados do corte em português e matemática - e inclusive tiveram a carga horária aumentada - porque têm 30 aulas semanais (seis por dia letivo), contra 27 de quem está matriculado no período noturno, divididas em cinco aulas por dia. Segundo a secretaria, as duas aulas semanais de educação física no noturno são ministradsas fora da grade horária ou aos sábados.
Na decisão anterior, os alunos do primeiro e do terceiro anos do ensino médio teriam quatro aulas de português e três de matemática por semana. Já no segundo ano, os estudantes teriam três aulas de português e quatro de matemática.
Isso garantiria que nenhuma matéria teria frequência - inclusive arte, sociologia e filosofia menos que duas aulas por semana.

Número mínimo de aulas semanais
Com a mudança, esse objetivo caiu por terra: foram cortadas pela metade as aulas de filosofia do primeiro ano, as de sociologia do segundo e as geografia do terceiro. Isso garantiu que as aulas de matemática e português mantivessem a mesma carga horária atual: quatro aulas por semana.
Mesmo assim, a secretaria afirma que a nova carga horária traz mais aulas dessas matérias do que a que vigorou até o fim do ano letivo de 2011.
Em nota, a o secretário-adjunto de Educação do governo estadual afirmou que o motivo do aumento das aulas de filosofia e sociologia é "proporcionar ao aluno uma formação integral com base no equilíbrio entre as três grandes áreas do conhecimento", referindo-se às áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas.

Processo de discussão
Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação afirmou que a última mudança na grade curricular havia sido definida em dezembro de 2008 e vigorou em 2009 e 2010.
Também disse que a grade divulgada neste mês é fruto de consulta a "amplo acervo de estudos e pesquisas sobre esse tema" de discussão feita em "15 reuniões regionais em todo o Estado, que contaram não só com os 91 dirigentes de ensino e praticamente todos os coordenadores pedagógicos das cerca de 5.400 escolas" da rede estadual paulista.
A secretaria informou que a decisão pontual do governador não afetou esse processo de discussão.
Ainda de acordo com a secretaria, a redução das aulas de português e matemática no ensino médio noturno "foi uma exceção foi uma exceção no conjunto das matrizes curriculares que tinha baixo impacto no conjunto da área de ciências naturais, matemática e suas tecnologias, na qual se busca cada vez mais uma maior integração e articulação de conteúdos".

Um comentário:

  1. E como ficou a Matriz Curricular das Escolas de Tempo Integral?

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