terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATRIBUIÇÃO DE AULAS TERÁ INÍCIO NO DIA 23 DE JANEIRO


Clipping Educacional - ASPEOESP
Decisão significa recuo da SEE: pela proposta inicial, atribuição começaria no dia 17/01Secretário também confirma que jornada do piso será implementada. APEOESP conquistou liminar na Justiça

Ao final da reunião da comissão de gestão da carreira ocorrida nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o secretário da Educação divulgou que a atribuição de aulas para 2012 ocorrerá nos dia 23 e 24 de janeiro (efetivos) e 27 a 31 de janeiro (não efetivos, OFAs-categoria “F” e contratados em caráter temporário).  A decisão é excepcional, válida para a próxima atribuição.
A APEOESP vem lutando pela revogação da Resolução 44 (que dividiu nossas férias em dois períodos de 15 dias em janeiro e julho) e pela realização da atribuição em dezembro. A SEE alegou inviabilidade da atribuição em dezembro deste ano e pretendia iniciar a atribuição em 17 de janeiro, quebrando as férias de janeiro pela metade. Após muita pressão da APEOESP e dos professores houve recuo da Secretaria, ficando o início da atribuição para  23 de janeiro.
O secretário também assegurou que os professores terão 30 dias de descanso em julho, entre férias e recesso. Houve compromisso público do secretário da Educação de viabilizar a atribuição de aulas para o ano letivo de 2013  em dezembro de 2012, permitindo, assim, a revogação da  Resolução 44.
Jornada do piso será implementada
Na mesma reunião o secretário confirmou que implementará para o ano letivo de 2012 a composição da jornada de trabalho prevista na lei do Piso Salarial Profissional Nacional (lei 11.738/08), que prevê no mínimo 1/3 para atividades extraclasse. Atualmente o Estado aplica apenas 17% da jornada em atividades fora da sala de aula. O secretário já havia manifestado a mesma posição na audiência pública ocorrida na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, no dia 30/11.
A confirmação vem após a APEOESP conquistar na Justiça uma liminar que determina a imediata aplicação da lei e após o governador do Estado, Geraldo Alckmin, ter declarado que a lei será aplicada, com a contratação de mais professores, convocação de concursados e aumento de carga horária de professores que já se encontram na rede. Vamos nos manter vigilantes quanto a essa questão e nos mobilizaremos para cobrar sua efetivação.
Redução da quarentena
O secretário da Educação informou ainda que está na Casa Civil, para envio à Assembleia Legislativa, projeto de lei que reduz a quarentena para os professores da categoria “O” e para os atuais categoria “L” de 200 dias para 30 dias.
Plano de carreira
Na reunião foram definidos os itens que poderão ser utilizados para a evolução funcional pela via não acadêmica, como parâmetros para a continuidade dos trabalhos do Grupo de Trabalho nº 2 da Comissão Paritária. Os novos itens não substituirão, mas se somarão aos que atualmente já compõem a evolução funcional pela via não acadêmica, nos fatores “atualização”, “aperfeiçoamento” e “produção profissional”. Na mesma reunião também foram votados os itens que deverão compor a evolução funcional pela via acadêmica.
Tais itens dizem respeito à formação em nível de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), que pode ser realizada não apenas na disciplina específica, mas na área da Educação.
Os trabalhos da comissão paritária serão retomados no final do  mês de fevereiro de 2012, em calendário a ser definido e publicado.

3 comentários:

  1. E para nós coordenadores? Há mudanças?
    Trabalho numa escola estadual com 8 salas de aulas (5 no período da manhã e 3 no período da noite). Com esse número a escola continuará a ter coordenador?
    E se uma sala fechar? Eu perco meu cargo?
    Obrigado pela resposta!

    ResponderExcluir
  2. Nao perde o seu cargo, só perde se tiver menos de seis salas.

    ResponderExcluir
  3. Professor coordenador não é um cargo e sim posto de trabalho. Não se presta concurso público para preenche-lo.Outro exemplo, professor mediador e toda sorte de esquisitices criadas pela secretaria de educação.

    ResponderExcluir