quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretaria da Educação propõe Ensino Médio Integral em 21 escolas estaduais


Clipping Educacional - Da Educação
Iniciativa prevê jornada de 8 horas, ampliação da grade curricular e regime especial de trabalho para professores
Adesão a modelo a ser implantado em 2012 depende de decisão dos conselhos escolares
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo já está pondo em prática uma das principais ações do programa Educação — Compromisso de São Paulo. Trata-se do Ensino Médio de Tempo Integral, que prevê ampliação não só da jornada, de 6 para 8 horas diárias, mas também da grade curricular, de modo a corresponder a padrões internacionais de aperfeiçoamento educacional.
A iniciativa propõe a consolidação, por adesão, em unidades que oferecem exclusivamente Ensino Médio, de um novo modelo de escola, com disciplinas eletivas, implantação ou reforma de laboratórios, salas temáticas e oferecimento de três refeições por dia.
“Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. “Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária.”
A diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está na integração das disciplinas do currículo e no novo regime de trabalho de seus professores. Para os docentes das escolas em que será implantado o novo modelo, será criado um regime de dedicação plena e integral, que não permitirá atuar no quadro docente de outras unidades no período diurno. Haverá gratificação, que será incorporada para fins de aposentadoria. Não será uma carreira diferente, mas um regime diferenciado.
Para 2012, a mudança prevista foi proposta para 21 unidades em diversas regiões do Estado (ver relação abaixo).
Entre os principais critérios de seleção dessas escolas, destacam-se o oferecimento apenas do Ensino Médio, não ser a única do município a oferecer exclusivamente essa modalidade, número mínimo de 10 salas de aula, não ser compartilhada com unidades municipais, não fazer parte da Rede Ensino Médio Técnico e possuir espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas do programa. A discussão da proposta já começou a partir do dia 17 nessas escolas, que se posicionarão até quinta-feira, dia 27.
O trabalho a ser desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de base para a ampliação da iniciativa em todo o Estado nos anos seguintes, de modo a promover a melhoria da qualidade do ensino, nos termos do programa Educação — Compromisso de São Paulo. Anunciado pelo governador Geraldo Alckmin no Dia do Professor (15 de outubro), o programa tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais valorizadas entre os jovens.
Diretoria de EnsinoMunicípioEscola Estadual
AraraquaraAraraquaraJardim Imperial
CaieirasCaieirasWalter Ribas de Andrade
CaieirasCajamarTen. Joaquim Marques da Silva Sobrinho
CapivariIndaiatubaJardim Colonial
Centro-oesteSão PauloAlexandre von Humboldt
Centro-oesteSão PauloProfessor Antonio Alves Cruz
Centro-sulSão PauloProfessor Américo de Moura
ItapeviBarueriPrefeito Nestor de Camargo
ItuPorto FelizMonsenhor Seckler
JundiaíJundiaíConde de Parnaíba
JundiaíItatibaProfessor Antonio Dutra
PindamonhangabaPindamonhangabaJoão Pedro
PindamonhangabaCampos do JordãoVila Albertina
Santo AndréSanto AndréJardim Riviera
São José do Rio PretoSão José do Rio PretoProfessora Amira Homsi Chalella
São José do Rio PretoSão José do Rio PretoProfessor Jamil Khauan
São VicentePraia GrandeReverendo Augusto Paes de Ávila
SumaréHortolândiaJardim Amanda
TaubatéTaubatéJacques Felix
TaubatéTaubatéMonteiro Lobato
Taubaté
CaçapavaDoutor Pereira de Mattos

0 comentários:

Postar um comentário