segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Educação propõe Ensino Médio Integral em 21 escolas estaduais

Clipping Educacional - Da Educação
Iniciativa prevê jornada de 8h, ampliação da grade curricular e regime especial de trabalho para professores



A Secretaria da Educação de São Paulo já está colocando em prática uma das principais ações do programa Educação - Compromisso de São Paulo. Trata-se do Ensino Médio de Tempo Integral, que prevê ampliação não só da jornada, de 6 para 8 horas diárias, mas também da grade curricular, de modo a corresponder a padrões internacionais de aperfeiçoamento educacional.
A iniciativa propõe a consolidação, por adesão, em unidades que oferecem exclusivamente Ensino Médio, de um novo modelo de escola, com disciplinas eletivas, implantação ou reforma de laboratórios, salas temáticas e oferecimento de três refeições por dia.
"Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos", destacou o secretário da Educação, Herman Voorwald. "Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária".
A diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está na integração das disciplinas do currículo e no novo regime de trabalho de seus professores. Para os docentes das escolas em que será implantado o novo modelo, será criado um regime de dedicação plena e integral, que não permitirá atuar no quadro docente de outras unidades no período diurno. Haverá gratificação, que será incorporada para fins de aposentadoria. Não será uma carreira diferente, mas um regime diferenciado.
Para 2012, a mudança prevista foi proposta para 21 unidades em diversas regiões do Estado (veja aqui relação completa).

2 comentários: