sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Professores da rede terão curso sobre segurança na internet

Clipping Educacional - Da Educação 
Evento de lançamento da ação “Internet Segura – Bom para você!”, realizado na manhã desta sexta-feira (02/09), teve debate sobre o papel do docente na conscientização do aluno a respeito do uso seguro da web
Na manhã desta sexta-feira, 2 de setembro, a Secretaria da Educação lançou a ação “Internet Segura – Bom para você!”. O evento realizado no Memorial da América Latina contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, além de ter sido transmitido pela Rede do Saber para docentes das 91 diretorias de ensino do Estado. Na ocasião, foi divulgado o conteúdo de cartilha e curso sobre a utilização segura das ferramentas de web, que poderá ser cursado online pelos professores da rede.
O evento foi aberto pelo diretor de Tecnologia da Informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Adriano Cansian, pelo presidente da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB, Dr. Coriolano Almeida Camargo, pela professora Silvia Galeta, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Costa Souza, e pela Dra. Juliana Abrusio, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Na prévia do debate, os palestrantes falaram sobre a importância da internet no processo de aprendizado e, também, sobre os perigos da rede. “Segundo pesquisas do Google, o Brasil é um dos campeões de pedidos de retirada de conteúdo ilícito da internet”, afirmou o Dr. Almeida Camargo. Para a professora Silvia Galeta, essa enorme quantidade de conteúdo a qual o jovem é exposto torna ainda mais importante o papel do educador. “O professor deve ajudar esse estudante a filtrar as informações que vê na web”, explica. Ainda de acordo com Silvia, o curso proposto pela Secretaria, que aborda questões como navegação segura, cyberbullying e direitos autorais, tem o objetivo de orientar o professor nessa tarefa.
Internet em cheque
Para discutir o tema “Caminhos para uma internet Segura”, foram convocados os especialistas Claudemir Edson Viana, gestor do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Dra. Cristine Hoepers, gerente geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança (CERT.br); Jorilson da Silva Rodrigues, co-fundador e ex-chefe do Setor de Perícia em Informática da Polícia Federal; Dra. Melissa Garcia Blagitz, Procuradora da República; Dr. Demi Getschko, professor de Ciências da Computação na PUC-SP e pioneiro na implantação da internet no Brasil; e o Dr. Coriolano Almeida Camargo. O debate foi mediado pelo jornalista Ricardo Kobashi. Os debatedores responderam perguntas dos presentes e, também, interagiram com os docentes que acompanhavam o evento pela Rede do Saber.
Durante a discussão, o papel do educador para evitar que os estudantes sejam vítimas de crimes cibernéticos ou, até mesmo, pratiquem atos ilícitos na web foi um tema recorrente. “É preciso que o educador leve em conta a cultura de internet que esses jovens têm e que troque experiências com os alunos. Dessa forma, o estudante também irá buscar informações e refletir sobre o tema”, afirma Claudemir Viana.
Para a Dra. Melissa Blagitz é importante deixar claro para os jovens que, ao contrário do que a maioria pensa, a internet não é anônima. “A internet é um ambiente público como uma praça, um restaurante, por isso, precisamos seguir as mesmas regras e tomar os mesmo cuidados que teríamos em um ambiente desses”, explica. Com outro olhar, O Dr. Demi Getschko ressaltou a importância de lembrarmos que a internet também pode ser uma grande aliada no processo educacional. “Temos sites como a Wikipédia, com informações que pessoas reúnem de forma colaborativa, e muitas outras páginas de conteúdo a disposição”, justifica. No entanto, o professor deixa uma ressalva para os usuários. “Devemos ter cuidado e não disponibilizar dados pessoais em sites e redes sociais. O que foi postado uma vez na internet, sempre estará lá”.
Exemplos
Na última parte do evento, foram premiadas com Menção Honrosa as melhores ações desenvolvidas a respeito do uso seguro da internet. Representantes das diretorias de ensino de Taquaritinga, Itapecerica da Serra, Americana e Osasco subiram ao palco para receber o prêmio.
Veja as dicas de Claudemir Edson Viana, gestor do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, sobre o papel do educador no mundo digital:

0 comentários:

Postar um comentário