sábado, 6 de agosto de 2011

Mais de 6 milhões de alunos farão Prova Brasil e Saeb em novembro


Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Exames avaliam habilidades em língua portuguesa e matemática. 
Neste ano, escolas do Sesi também vão participar das avaliações.
Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e Saeb em 2011, entre os dias 7 e 18 de novembro, nas 27 unidades da Federação. As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados em todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília.
O número de alunos é uma previsão, tendo ainda como base o Censo Escolar da Educação Básica de 2010. O preenchimento dos dados deste ano será encerrado no dia 14 de agosto e o número mais consolidado de estudantes avaliados deverá ser conhecido após esse período.
Durante o evento, algumas novidades também foram apresentadas aos interlocutores, como a inclusão do Sesi – Serviço Social da Indústria – e de municípios que não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como participantes das avaliações. Para terem notas, é preciso que as escolas tenham pelo menos 20 alunos matriculados na 4ª série (5º ano) e na 8ª série (9º ano), no caso do Sesi, e o mínimo de 10 alunos na 4ª série (5º ano) do ensino fundamental no caso dos 230 pequenos municípios que não possuem Ideb.
A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Ambos avaliam as habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas).
A Prova Brasil avalia estudantes de ensino fundamental, de 5° e 9° anos. Já o Saeb, avalia também estudantes do 3º ano do ensino médio.

0 comentários:

Postar um comentário