Gilberto Dimenstein,
Clipping Educacional - Folha.com
Esse pergunta que faço aqui é estimulada pela decisão da cidade Nova York de suspender o pagamento de bônus para os professores, baseado no desempenho da escola. É um grande pretexto para quem é contra a premiação por mérito na educação atacar medidas semelhantes implantadas no Brasil. Bobagem.
Não acredito que nenhuma instituição funcione sem um sistema de premiação do esforço. Do contrário, a preguiça e a mediocridade são recompensadas. Como lembrou Antônio Gois, esse extraordinário repórter de educação, a realidade americana tem especificidades. É um lugar em que há duras punições para escolas ruins (são fechadas) e estímulos para escolas públicas independentes e comunitárias. Mas o sistema de bônus tem mostrado bons resultados em países mais próximos do Brasil como Índia e Chile. Além da Inglaterra. O bônus é a solução? Não, claro.
O problema é extremamente complexo. Todos vão dizer que o essencial é atrair bons professores e treiná-los melhor. Óbvio. Mas bons professores, em muitos casos, também não funcionam.
Isso porque uma boa parte da aprendizagem depende de fatores fora de sala de aula: a família e a comunidade, por exemplo. Como um estudante com problema de saúde, tão comum entre as famílias mais pobres, vai aprender? A pobreza, como sabemos, é um dos grandes fatores que atrasam a aprendizagem. Ser professor em lugares pobres é lidar ainda mais com a violência.
Também sabemos que, pelas pesquisas, aumentar salários igualmente também não funciona. Mas se não houver melhores salários, como atrair talentos?
Sou dos que acham que um projeto educação sustentável tem de atrair talentos (isso significa melhores salários e treinamento continuado), precisa envolver a família e a comunidade, aumentar os espaços educativos na cidade, combinar várias políticas públicas em torno da escola (a começar pela saúde) e formar bons diretores.
Um desses estímulos é pagar mais a quem se esforça mais. É um jeito de combater a mediocridade.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br
É... jornalistas esforçados ganham mais também. O responsável por este genial artigo, tem se esforçado excessivamente para defender o lobby privado da Educação, principalmente o governo do Estado. Mas, não é a toa é apenas uma troca de gentilezas... sua ong escola aprendiz já recebeu vultuosas quantias do governo municipal e estadual. Por isso, o ativismo do Giba nas questões relacionadas a Educação, principalmente da Educação Pública que segundo ele necessita de "reformas", reformas estas que o governo de São Paulo tem conduzido com excelencia, mas o impeditivo para as melhorias são os professores. Parabéns, Dimenstein vc é um exemplo de ativismo e defesa dos interesses empresarias da educação. É um jornalista (lobista) muito esforçado e, no entanto tem sido muito bem remunerado pelo governo através de sua ong.
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