quarta-feira, 11 de maio de 2011

SP recorre a consultoria por ensino melhor

FÁBIO TAKAHASHI
Clipping Educacional - DE SÃO PAULO
Governo quer que escolas da rede estadual entrem na lista dos 25 melhores sistemas educacionais do mundo até 2030
Consultoria deve concluir em até três meses um plano de ação; reajuste para professor está previsto
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB-SP) estabeleceu nova meta de qualidade para a rede de ensino: entrar na lista de 25 melhores sistemas do mundo até 2030. Para isso, recorreu a uma consultoria internacional, que já atua há duas semanas na pasta.
Responsável por mais de 80% das matrículas em São Paulo, a rede estadual está hoje na casa da 50ª posição no Pisa, exame de leitura, matemática e ciência. A metodologia permite que a nota do Estado seja comparada à de outros países ou regiões.
Caso alcance o objetivo, a rede de São Paulo teria desempenho semelhante ao do Reino Unido (atualmente em 25º) e da Dinamarca (24º).
O governo anterior, de José Serra (PSDB), havia estipulado o objetivo de alcançar a média dos países desenvolvidos, também até 2030.
"Nossa meta é arrojadíssima", afirmou ontem à Folha o atual secretário da Educação, Herman Voorwald. "Para alcançá-la, a consultoria externa nos dará método, disciplina e acompanhará o andamento das ações."
A consultoria, chamada McKinsey (EUA), deve concluir em até três meses um plano de ação com base nas sugestões dadas pelos próprios servidores da rede e nos atuais programas da pasta.
Uma medida já tomada como certa é um plano de reajuste salarial aos docentes nos próximos quatro anos. O piso hoje é de R$ 1.834 (40 horas semanais).
A meta da pasta é que, com a melhoria das condições do magistério, as carreiras de formação de professores figurem entre as dez mais concorridas nos principais vestibulares paulistas. No último exame da USP, pedagogia ficou próxima ao 75º posto.
"Salário e a falta de plano de carreira são os principais problemas da rede", afirmou o secretário. Além do reajuste, está sendo finalizada proposta de ascensão na carreira, que abrangerá a atual prova aos docentes (que concede aumento só aos melhores) e outros indicadores. Um ponto que deve ser considerado é o tempo de trabalho.

PARTICIPAÇÃO DE ONGS
A consultoria à secretaria está sendo bancada por um grupo de entidades privadas ligadas a educação, como as fundações Bradesco, Lemann, Victor Civita, Itaú Social e Educar e os institutos Unibanco e Natura.
Além da ajuda financeira, essas ONGs também integrarão comitê de acompanhamento de ações da pasta.
Entidades foram procuradas, mas não se manifestaram. A secretaria disse não saber quanto custa a consultoria, que não foi localizada.
fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário