sábado, 16 de abril de 2011

Professores da rede estadual usam blogs para tornar o ensino mais atrativo

Clipping Educacional - Da Agência Imprensa Oficial
Alunos aprendem se divertindo e experiência já traz resultados positivos, aponta professora
Copiar a lição do caderno de colegas quando falta à aula é prática quase obsoleta para os alunos de Matemática da professora Carolina Torres Bonfim da Escola Estadual República do Haiti, na zona leste. "No blog da professora Carol, tenho o conteúdo das aulas e a lição de casa", diz a estudante Camila Delmira Pereira, 10 anos. "É legal estudar assim. Na maioria das vezes, consigo fazer a lição com a ajuda do blog". A garota também entra no MSN ou no Orkut para falar com os colegas de classe e obter mais informações. Se tiver dúvida, posta mensagem à professora.
Gabriel Ferreira, 10 anos, também diz adorar a inclusão da disciplina na rede social. "Quando falto, acesso o conteúdo em casa e estudo sozinho. Não preciso vir à escola para copiar as coisas. É bem melhor assim". Sara Ponticiano dos Santos, 10 anos, gosta dos textos da professora e dos jogos que exigem raciocínio como o que precisa fazer a travessia do rio de seis pessoas da família, um policial e um ladrão. "Consegui decifrar o enigma e fazer a travessia no mesmo dia. Fiquei muito feliz".
Como passa seis horas diárias conectado, Arisson Roberto Rodrigues, 11 anos, se diz viciado e garante: "Fica mais fácil de aprender. Tem a lição dada na sala e os jogos no blog". Também se comunica com os amigos pelo MSN e Orkut. A professora Carol, como é conhecida, criou o blog por "sentir a dificuldade de eles se envolverem com os conteúdos e contextualizarem o aprendizado". Num único ambiente há o conteúdo e os jogos para eles trabalharem o que foi ensinado em sala, explica a professora. Antes do lançamento do blog, em fevereiro, Carol fez a apresentação e as crianças aprovaram a ideia.
Conteúdo e jogoA garotada aprende raciocinar muito mais com os jogos como o Dominó das Frações, Labirinto das Tabuadas e Jogo do Castelo, conta Carol. O site também tem outros atrativos como o espaço para comentários, frases, imagens de bichinhos, tudo sob fundo preto e sem brilho o que evita desgastar os olhos. "As frases fazem sentido para mim", diz Camila. Sara revela que tem uma colega que faz post toda semana. Mas o que o blogueiros mirins curtem mesmo é admirar as suas carinhas nas fotos clicladas pela professora. Por isso, Carol pensa em abrir espaço no blog para a lista de aniversariantes do mês, com as imagens de cada um, é claro. São feitas divulgações de saúde, como por exemplo a prevenção de conjuntivite.
O blog foi criado especialmente para as quatro turmas da 5ª série, depois incluiu duas turmas de 3ª série e agora dispõe de conteúdo para os alunos da 8ª série. É também acessado por alunos de 2º e 3º anos do ensino médio de outra escola onde a professora leciona, a Escola Estadual Miguel de Cervantes Y Saavedra. Por enquanto o blog é acessado pelos alunos em casa ou em lan house já que a sala de informática, com 11 computadores, está com problema de acesso à internet.
Na Escola República do Haiti estudam 1,2 mil alunos. Da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, as aulas ocorrem pela manhã. No turno da tarde, recebe os estudantes de 4ª a 8ª series. A diretora, Josefa Maria S. Pereira, diz que a iluminação no local é precária e os problemas com os cabos de rede impedem o acesso das máquinas à internet. A Secretaria da Educação informou que um técnico ira à escola no dia 19 de abril acertar a conexão.
Informação e diversão Já o blog da Escola Estadual Pedro Geraldo Costa nasceu institucional. Criado pela coordenadora de ensino, Heloisa Santana estreou em 2009 com dados de professores e funcionários. Em 2010, passou a divulgar textos de professores e este ano abriu para divulgação de trabalhos dos alunos. "Fotografo a rotina das atividades pedagógicas dos alunos, escrevo as principais informações e faço divulgação nas salas", relata Heloisa.
O mais recente é o estudo de meio ambiente feito pela professora Edileide de Souza Santos. A tarefa era para os alunos de 6ª série do ensino fundamental pesquisar a água potável, o clico da água e consumo sustentável e explicar o resultado obtido para os colegas da 2ª série. "Foi uma empolgação tão grande que ficaram após as aulas para o projeto. Até os que não demonstravam interesse no conteúdo, participaram", diz Edileide.
Para explicar o conteúdo aos pequenos, os alunos incorporaram personagens como o pessoal do Sítio do Pica-pau-amarelo, da Turma da Mônica e o Chaves. Na apresentação, também distribuíram máscaras e panfletos explicativos. "Colocar o trabalho deles no blog valoriza o esforço do aluno e assim eles percebem que a escola é um espaço feito para eles", reforça Edilene.
Contar a história da escolaThais Fresneda de Lima, 14 anos, diz achar interessante as informações do cotidiano da escola estarem no blog. "É importante saber o que acontece". Wallaci Souza de Alencar gostou das fotos e dos projetos dos alunos. Gostaria de ter uma rádio no blog e possibilidade de participar, com postagens. Para este ano a coordenadora estuda a participação dos alunos já que a escola completa 20 anos e o blog contará a sua história.
Mas para isso haveria necessidade de inclusão digital porque são poucos alunos que têm computador em casa. São 1,4 mil alunos do ciclo II (4ª a 8ª séries) do ensino fundamental, ensino médio e EJA que estudam de manhã, tarde ou noite. A sala do Acessa Escola há 18 computadores, mas cinco estão com defeito e falta o responsável pela sala no turno da manhã. O piso do palco, local bastante usado em eventos, continua com cimento rústico. "As condições são precárias", lamenta a diretora, Ester Cardoso de Jesus.
Situada numa região extremamente carente, a escola precisa fazer a inserção social e digital, completa a diretora. "Só assim os alunos aprenderão a lidar com blog, fazer postagens e participarão mais da rotina escolar". Uma das postagens mais elogiadas pelos pais foi a divulgação, com fotos, da visita dos estudantes ao Catavento Cultural. Outra foi a plantação, feita pelas crianças menores, que resultou em jardim. Há, ainda, divulgação sobre como evitar doenças mais comuns em cada época do ano.

Serviço
Blog da Carol
: http://matematicamuitolegal.blogspot.com Blog da Escola Pedro Geraldo Costa: http://pedrogeraldocosta.blogspot.com
A História num cliquePara quem tem dificuldade em aprender História ou quer saber mais e gosta de interatividade, vale um clique no blog http://fazendohistorianova.blogspot.com. No endereço, há conteúdos pedagógicos, vídeos, mapas, material de apoio, atividades lúdicas e chat. Foi criado pelo professor Marcos Eli Simões, da Escola Estadual Professor José Nantala Bádeu, de Bragança Paulista, para o aluno passar a entender História e gostar da disciplina.
Inclusão Digital nas escolasCriado em 2008, o Acessa Escola da Secretaria Estadual da Educação contabiliza mais de 11,5 milhões de atendimentos. Começou com instalação de salas de informática nas escolas da capital, depois na Grande São Paulo e Interior. No ano passado, 3.213 escolas passaram a ter computadores com acesso livre à internet. O programa prevê atendimento preferencial às escolas de ensino médio e as localizadas em regiões com maior índice de vulnerabilidade social.
fonte:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário