quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fundação Telefônica capacita 2,5 mil professores sobre estatuto

Clipping Educacional - Terra
A Fundação Telefônica vai capacitar a partir desta terça-feira cerca de 2,5 mil professores da rede pública sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O curso à distância, executado pelo Portal Pró-Menino, é oferecido há três anos. Fazem parte da turma professores de São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro, além de educadores ligados a programas de erradicação do trabalho infantil e que atendem adolescentes em conflito com a lei.
Em 2010, cinco mil professores participaram da capacitação, que é gratuita e tem carga horária de 60 horas. A temática dos direitos da criança e do adolescente será composta por sete módulos: Aspectos históricos do direito da criança e do adolescente; Princípios do ECA e dos direitos da criança e do adolescente; O ECA e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Crianças e adolescentes com direitos ameaçados e violados e a escola; O adolescente em conflito com a lei e a escola; Participação e protagonismo; e a elaboração de um projeto de aplicação prática.
Especialistas da área, como Mary Del Priore, Miguel Arroyo, Paulo Garrido e Benedito dos Santos, irão interagir com os alunos no decorrer do curso. Serão exibidos também vídeos-aulas do professor Antonio Carlos Gomes da Costa, que fez parte das comissões de redação do ECA e autou como colaborador do portal Pró-Menino desde sua criação. O Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats), ligado à Fundação Instituto de Administração (FIA), é o responsável pela gestão e certificação do curso.
Portal Pró-Menino
O Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br) é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da disseminação da informação, do apoio a organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. O gerenciamento está a cargo do Ceats. O portal conta atualmente com cerca de 200 mil visitantes por mês.
Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai.
No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. No ano passado, mais de 609 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede, Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

0 comentários:

Postar um comentário