domingo, 10 de abril de 2011

Bônus ou Ônus ?

Clipping Educacional - UDEMO
Todo ano é a mesma história; ou melhor, a mesma ladainha.
Os meses de janeiro e fevereiro são reservados - pelos profissionais da ativa - para a expectativa em torno do famoso bônus. Neste ano, 2011, a expectativa chegou até o fim de março. Os aposentados não criam expectativas sobre o bônus, até porque não o recebem. Mas criam revolta, exatamente porque não recebem.
Primeiro, é a expectativa do bônus e a convivência com boatos – sempre excessivamente otimistas ou desgraçadamente pessimistas – depois, é o clima de desconforto, após o recebimento do bônus. Uns acham que deveriam receber mais; outros estão muito contentes porque esperavam receber menos.
Uns acham uma injustiça porque conhecem alguém que deveria receber menos e recebeu mais. Daí as famosas declarações de ódio no trabalho: “não me esforço mais”; “não adianta trabalhar direito, não faltar, porque o outro professor, omisso, que é amigo do político tal, teve um bônus maior que o meu” etc. Na verdade, essas explosões apenas refletem uma indignação. A realidade é aquela expressa num antigo provérbio: “Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão”. Faltam salários.
A proposta da Udemo para resolver o problema do bônus é muito simples, clara e objetiva: acabar com ele.
Queremos salários decentes e proventos justos. Bônus e gratificações são um problema para sempre: para os que recebem e para os que não recebem.
Fonte: http://www.udemo.org.br

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!!!
    Total injustiça, se os aposentados sentem-se desprezados com essas regras imaginem aqueles q estão na ativa. Não é brincadeira estar em sala de aula, é coisa de louco. E aí acontece tudo isso já descrito no blog. É pra desanimar mesmo e daqui pra frente usar e abusar do estado q não sabe valorizar quem trabalha.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo, é uma injustiça e humilhação para todos!!!

    ResponderExcluir