domingo, 20 de março de 2011

Índice revela piora entre alunos do 9º ano e ensino médio no estado de SP

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Idesp é calculado a partir do resultado do Saresp.
Indicador também é utilizado para distribuição de bônus aos professores.
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (18) os resultados de 2010 do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).
Houve piora entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. No 9º ano, o Idesp recuou de 2,84 no ano anterior para 2,52 em função da queda, no Saresp, das avaliações de matemática (de 251,5 em 2009 para 243,3 em 2010) e de língua portuguesa (de 236,3 para 229,2 pontos). No ensino médio, o recuo do Idesp no mesmo período foi de 1,98 para 1,81 devido à diminuição em língua portuguesa de 274,6 pontos para 265,7 e à oscilação em matemática de 269,4 para 269,2 pontos.
O resultado positivo aparece no 5º ano do ensino fundamental, onde o Idesp subiu de 3,86 para 3,96 em relação a 2009, refletindo o crescimento, no Saresp, de 201,4 pontos na escala de proficiência para 204,6 em matemática. O resultado em língua portuguesa se manteve em 190,4 pontos.
O Idesp é calculado a partir do resultado do Saresp e de indicadores como o fluxo escolar (taxa de aprovação média em cada ciclo). A prova do Saresp mede o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. No ano passado, também foram aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual.

Bônus aos professores
O Idesp também é utilizado pelo governo do estado para distribuir bônus em dinheiro aos professores. O bônus é proporcional ao resultado da unidade de ensino, e prevê, para metas alcançadas em 100%, o pagamento de 2,4 salários médios (ou 20% da soma da remuneração mensal total durante o ano anterior) para as equipes.
Neste ano, o bônus será pago para as equipes de 3.591 unidades (70,9% do total de 5.065), mas 1.474 (29,1%) não o receberão. Em 2010, foram contempladas 4.659 (90,1% do total de 5.169), contra 510 (9,9%) que deixaram de receber. A relação das escolas com seus respectivos índices de desempenho será divulgada nos próximos dias, de acordo com a secretaria.

Desempenho
A distribuição dos alunos pelos níveis de desempenho apresentou melhoria na 5ª série do ensino fundamental de 2009 para 2010. Os estudantes com desempenho insuficiente passaram de 20,9%, em 2009, para 19,8% em língua Portuguesa, e de 30,3% para 29% em matemática.
Aqueles com desempenho suficiente passaram de 68,8% para 70,4% em língua portuguesa e de 63,3% para 62,7% em matemática. Os discentes que apresentaram nível avançado passaram de 10,3% para 9,8% em língua portuguesa, e de 6,3% para 8,2% em matemática.
Na 9ª série do ensino fundamental, os alunos com desempenho insuficiente passaram de 22,5% para 28,4% em língua portuguesa, e de 27,6% para 34,9% em matemática. Os que mostraram desempenho suficiente passaram de 75,5% para 69,8% em língua portuguesa, e de 71,2% para 64,3% em matemática. Já aqueles que corresponderam ao nível avançado passaram de 2,3% para 1,7% em língua portuguesa, e de 1,2% para 0,8% em matemática.
Já na 3ª série do ensino médio, os alunos com desempenho Insuficiente passaram de 29,5% para 37,9% em língua portuguesa, e de 58,3% para 57,7% em matemática. Os estudantes com resultado suficiente passaram de 69,8% para 61,6% em língua portuguesa, e de 41,2% para 42% em matemática. Os “avançados” oscilaram de 0,7% para 0,6% em língua portuguesa, e de 0,5% para 0,3% em matemática.
fonte: http://g1.globo.com

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