segunda-feira, 21 de março de 2011

Editorial: Recuo no ensino paulista

Clipping Educacional - Folha de São Paulo (SP)
''Tabulação dos resultados da última rodada de provas do Saresp 2010 revela que a Educação pública paulista desceu mais um degrau em sua marcha decadente''
A tabulação dos resultados da última rodada de provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2010) revela que a Educação pública paulista desceu mais um degrau -no último ano da administração José Serra (PSDB)- em sua marcha decadente.
O único nível de ensino em que houve progresso foi o mais básico (fundamental 1), e ainda assim modesto. Alunos do quinto ano registraram ligeira melhora na proficiência em matemática (de 201,4 para 204,6 pontos) e estagnação em 190,4 pontos na avaliação em língua portuguesa.
Há bem pouco a comemorar. Ainda se contam 20% de alunos com desempenho insuficiente em português, no ensino fundamental 1, e 29% na mesma situação em matéria de contas. Nos dois níveis subsequentes, ao término do fundamental 2 e do ensino médio, a situação é mais grave e a piora, inequívoca.
Os resultados do Saresp são usados para computar o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), uma espécie de nota final que agrega também dados de aprovação, reprovação e abandono. Calculado por escola, o Idesp serve de base para a fixação de metas e, no caso de seu cumprimento, para determinar o valor do bônus variável para os educadores, que pode ultrapassar 2,4 salários adicionais por ano.
Diante do fraco desempenho, causa alguma estranheza que a gratificação vá ser paga para equipes de 3.591 unidades escolares (71% do total). É fato que se trata de um número menor que o do ano passado (90%), mas ainda assim parece difícil de justificar.
O próprio instrumento de avaliação comporta questionamentos. A prova do Saresp é obrigatória, mas não costuma ser levada a sério por muitos alunos, que não enxergam vantagem real nela -nem sequer tomam conhecimento de suas notas individuais.
Nesse sentido, parece boa a ideia aventada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) de incluir tais notas na seleção dos aprovados para cursar as três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp).
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br

0 comentários:

Postar um comentário