Clipping Educacional - DE SÃO PAULO
No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular, informa reportagem de Marília Rocha e Natalia Cancian publicada na Folha deste sábado.
No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular, informa reportagem de Marília Rocha e Natalia Cancian publicada na Folha deste sábado.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) exige que os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio tenham formação superior, mas 208 mil professores dessas séries concluíram apenas o fundamental ou o médio.
Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.
O levantamento, feito com base em dados do Inep (instituto ligado ao MEC) reunidos em 2009 e atualizados em janeiro deste ano, abarca o total de 1,2 milhão de professores que dão aulas nas séries em que há essa exigência.
OUTRO LADO
A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva, admite que a situação dos professores sem formação suficiente 'fere a lei' e pode comprometer a aprendizagem.
Segundo ela, estão em curso políticas articuladas com governos locais para sanar a questão. 'Nunca temos resultados rápidos em educação, mas as políticas atuais estão bem estruturadas.'
fonte: http://www1.folha.uol.com.br
Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.
O levantamento, feito com base em dados do Inep (instituto ligado ao MEC) reunidos em 2009 e atualizados em janeiro deste ano, abarca o total de 1,2 milhão de professores que dão aulas nas séries em que há essa exigência.
OUTRO LADO
A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva, admite que a situação dos professores sem formação suficiente 'fere a lei' e pode comprometer a aprendizagem.
Segundo ela, estão em curso políticas articuladas com governos locais para sanar a questão. 'Nunca temos resultados rápidos em educação, mas as políticas atuais estão bem estruturadas.'
fonte: http://www1.folha.uol.com.br
Triste estatística,nosso país está com um total despreparo para a educação que é a base de tudo,salários injustos geram desqualificação profissional em todas as áreas,muitos talentos e oportunidades são desperdiçados infelizmente por falta de incentivo das empresas e nossos políticos em custear um curo,muito se cobra mas nada se faz nesse país, sincera mente é muito revoltante.
ResponderExcluirabçsss!!
No Estado de São Paulo a maioria dos professores tem formação ideal para dar aulas.
ResponderExcluirA culpa é do MEC pois, em 1991, nós fomos obrigados a fazer o nosso Registro e sem a carteirinha não era possível assumir as aulas já atribuidas, tinhamos um prazo. Todo os professores foram obrigados a fazer esse registro, depois de algum tempo já não era mais necessário e qualquer um podia dar aula, "deu no que deu"!
ResponderExcluir17% dos professores não têm formação ideal para dar aula...
ResponderExcluir100% dos professores não têm salário digno (só ajuda de custo!)
Independente de aumento salarial por promoção (mérito), o governo não pode esquecer que é direito do trabalhador ter correção anual de salário.
ResponderExcluirAlém do que , com essa política, funcionários da educação em geral tanto ativos como inativos(aposentados) nunca terão a reposição salarial que é de direito.
Em um Estado rico como São Paulo ainda acontece isso. É lamentável!
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