segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Faculdades dos EUA observam aumento no estudo da língua de sinais

Tamar Lewin, do
Clipping Educacional - New York Times
Língua que dá acesso a comunicação a surdos já é a quarta mais popular nos Estados Unidos
Embora o número de estudantes universitários que estudam espanhol, francês e alemão tenha aumentado apenas ligeiramente entre 2006 e 2009 nos Estados Unidos, o número dos que buscam aprender a Linguagem Americana dos Sinais aumentou mais de 16%, segundo relatório da Associação Moderna de Linguagem. A língua feita para dar acesso a comunicação aos surdos já é a quarta mais popular dos Estados Unidos.
Professores da língua de sinais sugeriram várias razões para o aumento. Eles disseram que ele reflete a crescente aceitação da Linguagem Americana dos Sinais para atender às exigências de um curso de língua estrangeira nas faculdades e sua utilidade na busca por empregos – não apenas por intérpretes, mas também por psicólogos, educadores, enfermeiros e até mergulhadores.
Com os cortes nos orçamentos trazidos pela recessão, algumas universidades têm diminuído sua oferta de aulas de língua estrangeira. Mesmo assim, a participação nas aulas de língua estrangeira cresceu 6,6% de 2006 a 2009. "Este é um momento vulnerável para o estudo das línguas", disse Rosemary Feal, diretor-executivo da Associação Moderna de Linguagem. "Mas o interesse dos alunos continua a ser forte".
A matrícula em cursos de língua estrangeira em 2009 totalizou 1.682.627 alunos, sua máxima histórica. Mas os cursos de línguas representaram 8,6% das aulas nas faculdades, o mesmo que em 2006. Em 1965, o percentual foi de 16,5%.
Como nos anos anteriores, o espanhol foi responsável por mais da metade de todo o estudo de língua estrangeira.
Algumas línguas com importância geopolítica clara apresentaram aumentos maiores do que a Linguagem Americana dos Sinais: o árabe, de maior crescimento, teve um aumento de 46%, o coreano de 19% e o chinês de 18%. Após longo debate sobre a Linguagem Americana dos Sinais ser uma linguagem real – e se qualifica como uma língua estrangeira – algumas universidades passaram a oferecer cursos de graduação na mesma.
Mais de 90.000 alunos se matricularam nas aulas de língua dos sinais no ano passado, em comparação com apenas 4.304 em 1995.
Muitas faculdades têm longas listas de espera dos alunos que tentam se matricular em aulas introdutórias à língua de sinais, uma parte substancial deles em busca de uma segunda língua mais fácil devido às suas dificuldades de aprendizado de línguas europeias.
"Alguns alunos estudam que isso acham que será mais fácil do que o espanhol ou o francês com o qual tiveram dificuldade no colégio ", disse Amy Ruth McGraw, que leciona na Universidade de Iowa, onde cerca de 200 alunos estudam a língua gestual. "E se o seu problema foi auditivo, ou por causa do sotaque, esta pode ser melhor. Mas se o seu problema era a memorização do vocabulário e da gramática, isto não vai ser melhor".
Segundo a Associação Moderna de Linguagem, apenas cerca de metade das universidades dos Estados Unidos agora incluem o estudo de língua estrangeira como um requisito para a graduação, um aumento dos cerca de dois terços de 15 anos atrás.
Na Universidade de Rochester, onde a exigência do idioma foi descontinuada, a matrícula na língua gestual manteve-se forte.
"A Linguagem Americana dos Sinais é a nossa segunda língua mais estudada", disse Ted Supalla, diretor do programa de Linguagem Americana dos Sinais da Rochester. "Quase 10% dos nossos alunos de graduação optam por estudá-la, quase igual ao espanhol".
Também ajuda o fato de, num momento de elevado desemprego, o mercado de trabalho para os intérpretes de língua gestual permanecer forte.
"A demanda para intérpretes certificados nacionalmente é enorme e, como intérprete, você pode ganhar de US$40 a US$ 60 por hora", disse Dennis Cokely, diretor do programa de Linguagem Americana dos Sinais na Universidade Northeastern.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

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