quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SP abre 1000 vagas para exame de Certificação para Dirigente Regional de Ensino

Clipping Educacional – Da Educação
Cadastro deve ser feito a partir desta quarta, 24; avaliação será realizada no começo de 2011
Diretores de Escola e Supervisores de Ensino da rede pública estadual interessados em participar do 3º processo de Certificação para Dirigente Regional de Ensino (CDRE), da Secretaria da Educação, podem se inscrever para participar do processo a partir desta quarta, 24. A pré-inscrição deve ser feita pelo site www.recursoshumanos.sp.gov.br até o dia 20 de dezembro.
Instituída em julho de 2008, a Certificação Ocupacional tem por objetivo atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos ocupantes de cargos em comissão, funções e empregos de confiança nas áreas estratégicas de comando das secretarias e autarquias paulistas. O edital foi publicado no sábado, 20. São mil vagas disponíveis neste processo, totalmente gratuito, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.
O exame de Certificação para Dirigente Regional de Ensino afere, entre outras coisas, a capacidade dos profissionais em analisar, avaliar e interpretar o plano de metas da Secretaria, além de traçar estratégias para a implementação de projetos pedagógicos. A certificação já é obrigatória para os atuais ocupantes do referido cargo e, atualmente, todos os ocupantes possuem o certificado. A certificação passará a ser exigência aos servidores designados como substitutos dos atuais dirigentes regionais.
Para participar, é necessário possuir Licenciatura Plena em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação; ter no mínimo oito anos de exercício efetivamente prestado no Magistério - sendo dois anos no exercício de cargo ou função de suporte pedagógico ou de direção de órgãos técnicos, ou ter no mínimo dez anos de Magistério na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O candidato deve ainda ser titular de cargo de Supervisor de Ensino ou Diretor de Escola, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
Os candidatos aceitos na pré-inscrição deverão atentar para outras etapas do processo, também realizadas via internet: a inscrição e o agendamento do exame serão realizados no período de 03 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011.

Exame
Os exames que compõem o processo da Certificação Ocupacional serão aplicados em fevereiro e março do ano que vem. A prova de Conhecimentos e Habilidades Técnicas será composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha, com duração de 2h30. Na sequência, o candidato deverá realizar o inventário comportamental, de 20 minutos de duração e sem caráter eliminatório, que apontará as características mais marcantes da tendência de atitude do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão.
As provas serão realizadas em sistema web, em centros de testes credenciados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). São 14 centros, localizados nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos. Os centros de testes contam com fiscais treinados pela FGV para monitorar a realização do exame.
Será certificado o servidor que acertar 60% da prova e, no mínimo, 50% em cada um dos oito subtemas do exame de Conhecimentos e Habilidades Técnicas.
O resultado será divulgado no dia 6 de abril de 2011, e a homologação está prevista para ocorrer no prazo de até 15 dias úteis também após concluído o período de avaliação.
A Certificação Ocupacional para Dirigente Regional de Ensino tem validade de três anos e será emitida por meio da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas - EBAPE, da FGV.

Inovação
O processo de certificação ocupacional é uma inovação no método de avaliação de pessoas adotado pelo governo do Estado de São Paulo. O exame, com enfoque prático e questões que retratam a realidade do profissional, garante uma avaliação de qualidade para uma seleção adequada de profissionais. A principal característica do exame é que ele está centrado na capacidade do candidato em unir diversos conhecimentos e habilidades. Há também uma inversão metodológica do formato comum das provas e concursos; não se trata de perguntar "o que fazer", mas "como fazer".
Os exames utilizam a metodologia da TRI - Teoria de Resposta ao Item, que permite a realização de provas diferentes com o mesmo nível de dificuldade. Aliado ao formato online, o processo segue padrões de excelência internacionais.

Banco de Talentos
Os servidores públicos certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado. A ferramenta será utilizada tanto para selecionar profissionais para cargos vagos de dirigente regional de ensino como para escalar os servidores que substituirão temporariamente os ocupantes dos cargos.
Atualmente, 495 servidores de carreira da Secretaria da Educação já fazem parte do Banco de Talentos do Estado.

Serviço
Processo de Certificação para Dirigente Regional de Ensino

Vagas: 1000
Pré-inscrição: 24 de novembro a 20 de dezembro
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br
Inscrição: 03 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011.
Agendamento da Prova: 03 de janeiro a 18 de fevereiro de 2011
Provas: fevereiro e março de 2011
Resultado: 06 de abril de 2011
Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário