sábado, 6 de novembro de 2010

Questões de humanas foram mais fáceis, diz coordenador do Anglo

Marina Dias
Clipping Educacional – Veja.com
Abrangência de assuntos e enunciados mais simples ajudaram candidatos
Segundo o professor Nicolau Marmo, coordenador-geral do curso Anglo, a prova de ciências humanas foi mais fácil do que a de ciências da natureza por contae com enunciados mais simples e diretos
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado em todo o país, apresentou questões de ciências humanas e da natureza. Segundo o professor Nicolau Marmo, coordenador-geral do curso Anglo, a prova de humanas foi a mais fácil por contar com enunciados simples e diretos. "Nas questões de humanas, houve mais abrangência de assuntos e textos mais simples, o que facilitava a resolução e a possibilidade de acerto para os alunos", diz Marmo.
Ciências da natureza - A prova de ciências da natureza englobou conhecimentos de física, química e biologia, disciplinas que, em geral, apresentam maiores desafios aos candidatos. Para o professor, o grande problema da área foram os enunciados complexos e extensos, além das questões interdisciplinares, relacionando biologia e química, por exemplo. "Apesar do pedido do ministro da Educação, Fernando Haddad, para que os textos fossem menores, não foi bem isso que aconteceu. Ao menos em ciências da natureza."
Ciências humanas - A área de humanas contou principalmente com questões de história e geografia, mas também três perguntas de filosofia e uma de sociologia. Mesmo assim, diz Marmo, isso não dificultou a vida do candidato. "Eram questões simples, que podiam ser resolvidas com o conhecimento sobre história, por exemplo."
Pouco tempo - O professor do Anglo afirmou ainda que as 4 horas e 30 minutos não foram suficientes para a realização da prova de maneira satisfatória. "É necessário aumentar o tempo ou diminuir de 45 para 40 questões por área", diz Marmo. Segundo ele, o problema do Enem é querer avaliar conteúdo e - ao mesmo tempo - competências e habilidades do ensino médio, como interpretação de texto e raciocínio lógico. "Eles não fizeram nem uma coisa nem outra na prova de hoje."
Fonte: http://veja.abril.com.br

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