sábado, 6 de novembro de 2010

No Dia da Criança Cidadã, especialista defende ensino com diversão e conhecimento

Clipping Educacional - Agência Brasil
Brasília - Cerca de 350 alunos de sete escolas públicas e particulares do Distrito Federal participaram na manhã de hoje (5) das comemorações do Dia da Criança Cidadã 2010. Com brincadeiras e oficinas, eles aprenderam sobre controle de gastos públicos, cidadania e coleta seletiva. As atividades consistem em acessar e localizar jogos e informações no portal infantil da Controladoria-Geral da União (CGU), responder a questões ligadas aos direitos sociais por meio de um jogo de tabuleiro (ludo) e receber noções de reciclagem dos objetos usados na hora do lanche.
Daniel Graziani, assistente de projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), considera que misturar diversão e conhecimento é uma boa forma de despertar o interesse das crianças ao aprendizado. “A nossa intenção é passar esse conteúdo de forma lúdica e fazer com que eles apliquem no dia a dia o que aprendem aqui. A gente desenvolve uma ideia micro da corrupção, de que não é só desviar verba pública, mas também atos simples, como furar uma fila”, diz Graziani.
Essa combinação atraiu os alunos Natália Lourenço, que cursa a 3ª série, e Walisson Sousa, do 4º período, ao evento. “A gente acabou de chegar e já fez um bocado de coisa, estou achando tudo muito legal, mas estou ansiosa para a oficina de reciclagem”, disse a estudante da rede pública de ensino. “A gente aprende e ainda ganha uma sacolinha com cartilhas e alguns materiais de escola”, completou Walisson, que estuda numa escola da zona rural do DF.
As duas últimas edições do projeto foram promovidas só em Brasília, mas este ano, O Dia da Criança Cidadã ocorrerá nos 26 estados. À tarde, mais 350 crianças vão participar. O evento é organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), pela CGU, pelo Programa Escolas-Irmãs (Presidência da República) e pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário