sábado, 2 de outubro de 2010

Síndrome de Burnout em Professores

O impacto dos fatores estressantes sobre profissões que requerem grau elevado de contato com o público, recebe o nome de Síndrome de Burnout. De origem inglesa, este termo significa: queimar, ferir, estar excitado, ansioso.
Trata-se de uma resposta ao estresse emocional crônico, sentimentos relativos ao desempenho da profissão, representado por:
1. Exaustão física e emocional (contrastes entre tensão e tédio)
2. Diminuição da realização pessoal no trabalho (competência, sucesso, esforços falhos, depressão)
3. Despersonalização (distanciamento, separação, insensibilidade, cinismo)
4. Envolvimento (pessoas, proximidade, atenção diferenciada)
Burnout é portanto, a reação final do indivíduo em face das experiências estressantes que se acumulam ao longo do tempo.
Video elaborado pelo psicanalista e psicopedagogo Chafic Jbeili para informação e prevenção da burnout em professores. Contato: secretaria@chafic.com.br
Fonte: http://www.webartigos.com/

7 comentários:

  1. Parabéns pela informação.
    Lamentavelmente é a realidade.
    Se tivéssemos uma política de saúde e educação com dignidade isso não aconteceria com tanta frequencia.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Eu apenas desconhecia o nome e o conceito por detrás do nome; no entanto, a experiência e os sintomas da Síndrome de Burnot, infelizmente, esses são conhecidos e recorrentes. Há, na vida de um professor, um dia da semana, ou uma classe, que basta ser mencionado/a, é causa de desgosto, desânimo e, porque não admitir: asco! A pergunta que se segue a esse sentimento é: por que continuar, então? O medo do fracasso; a revolta de se sentir em prejuízo por algo que NÃO SERVE para mensurar a sua capacidade e qualidade; as sanções oriundas de um rompimento de contrato; alta redução de valores; ser tomado por alvo fácil ou motivo de chacota; dar-se por vencido! Enfim, o magistério que deveria ser um meio pelo qual o profissional agregaria mais vida aos seus dias; acaba por se lhe tornar um meio de morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente c vc. Após leve percepção de que algo não estava bem comigo, professora de Ed Ambiental(8º,9º e 1º ano) e coordenadora geral de Ed Infantil em outra escola, resolvi abrir mão de um salário "razoavelmente" digno para a profissão em questão e investir em meu próprio negócio.Não é fácil,mas, com toda certeza está sendo bem mais prazeroso e a referida síndrome sumiu. Abraço. Lina

      Excluir
  3. Eu não sei porque dizem "de Burnout". "Burnout" é palavra inglesa que designa "queima", "combustão" e quer dizer "exaurido", "estafado". Não sei porque os psicólogos não dizem, simplesmente, Síndrome da Exaustão.

    Eu já vi até professor de psicologia (de boa faculdade - PUC) pronunciar "Burnout" como "burnô", como se fosse francesa origem da palavra kkkkkkkk! A pronúncia correta é "bãrn-aut".

    Vamos usar Síndrome do Esgotamento, ou Síndrome da Exaustão? Bem melhor, né gentem?

    ResponderExcluir
  4. Esse material é muito bom.
    Precisamos nos cuidar.
    Com maior valorização do profissional da educação,
    trabalharíamos menos e consequentemente teríamos menos problemas de saúde.
    Um abraço
    Se possível, como faço para postar esse material no meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Usando o termo Burnout de forma universalizada, entendo que fica melhor do que cada idioma utilizar termo diferente da origem. Com o tempo e termo é absolvido pelas diversas culturas e passam a fazer parte de cada idioma em sua forma popular.

    ResponderExcluir
  6. Pronunciar "burnô" é o fim da picada hehehe.

    ResponderExcluir