quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ministro descarta possibilidade de vazamento do Enem neste ano

Clipping Educacional - Da Redação, com Rádio Bandeirantes
O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou a possibilidade de vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. Segundo ele, a prova só vazou no ano passado por causa de uma licitação ganha por uma gráfica despreparada para o serviço.
O ministro afirmou que o problema foi corrigido em 2010, com a contratação de uma empresa “multinacional com segurança máxima”, que corresponde à importância que o exame tem atualmente. “O Enem hoje é a porta de entrada do Prouni e de 23 universidades públicas federais, então ele ganhou uma importância maior”, disse nesta quarta-feira, em entrevista ao programa “Manhã Bandeirantes”, da Rádio Bandeirantes.
Haddad defendeu ainda a extinção do vestibular e a generalização do Enem como forma de ingresso nas universidades públicas. “Estamos atualizando a agenda educacional brasileira, tentando acabar com o vestibular, que é um anacronismo”, afirmou. O ministro citou dados para mostrar como o ministério tem cumprido seu objetivo ao longo do governo Lula. “Já conseguimos acabar com o vestibular de 23 das 59 das universidades públicas federais. As outras já estão usando o Enem ocupar parte de suas vagas.”

Ensino básico
Sobre a falta de professores no ensino básico, o ministro garantiu que o investimento na expansão de cursos de licenciatura deve zerar essa deficiência na educação pública. “Nós felizmente aumentamos em 84% a conclusão em cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas mais deficitárias: física, química e matemática. Isso é importante para a superação desse déficit”, enumerou.
Segundo Haddad, o governo dobrou o número de vagas nas universidades federais, que passou de 113 mil para 228 mil, o que auxiliou a atingir a meta de 70% dos professores do ensino básico com ensino superior. “Temos que cobrir os outros 30% agora.”
fonte: http://www.band.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário