terça-feira, 5 de outubro de 2010

Enem exige de aluno postura de um cidadão

Luciana Alvarez e Mariana Mandelli
Clipping Educacional - O Estado de S. Paulo
O Enem usa temas relacionados à cidadania na prova. “Eles querem avaliar como o aluno se posiciona em relação ao mundo onde vive, do ponto de vista cultural e político”, afirma o professor Miguel Castro. Em um ano eleitoral, a questão da cidadania pode vir ainda com mais força.
“Podemos esperar perguntas que abordem a importância do voto e dos cargos públicos, sobre o funcionamento da República, sobre direitos e deveres dos cidadãos”, diz Castro. Portanto, não é preciso perder tempo tentando decorar siglas ou números de candidatos. “Em tese, as questões são claras, sem pegadinhas. O segredo é usar o bom senso.”
O professor Omar Bumirgh diz não acreditar que caia na edição deste ano algo diretamente ligado às eleições. “Talvez tenha questões falando de políticas afirmativas do governo, como o Bolsa Família”, afirma. “A situação do Brasil está distante do ideal, mas os índices sociais estão melhorando. A prova pode indagar as razões disso.”
Além de trazer um conteúdo recorrente no Enem de anos anteriores, questão sobre os índices de desempenho social, educacional e econômico do País podem verificar ao mesmo tempo a capacidade do aluno de interpretar gráficos e tabelas. “Dados mostram que houve uma evolução, embora tímida, na questão social”, lembra o professor André Guibur.
fonte: http://www.estadao.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário