terça-feira, 26 de outubro de 2010

Enem: como é a prova de Ciências da Natureza

Mateus Prado
Clipping Educacional - Home iG › Último Segundo
Saúde pública e preservação ambiental são os principais temas
A prova de Ciências da Natureza, no primeiro dia do Enem, compreende questões biologia, química e física e pode ser considerada uma incoerência do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em relação às políticas públicas para o ensino médio. Segundo os parâmetros curriculares nacionais, a etapa escolar está dividida em três grandes áreas, sendo que uma delas é "Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias". O Enem, no entanto, dividiu a área em duas provas, aumentando a importância e o peso de ciências da natureza e, sobretudo, de matemática na prova.
O candidato terá que responder questões sobre oito competências. As cinco primeiras relacionam as ciências naturais a atividades do dia-a-dia em sociedade, com perguntas relacionadas à saúde pública, à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ao consumo racional e à qualidade de vida. Nas três últimas, propõe temas estudados em aulas física, química e biologia do ensino médio. A análise de gráficos e tabelas, o uso de ferramentas de estatística e probabilidade, cálculos com regra de três e o conhecimento do sistema internacional de medidas, mesmo que já sejam temas prioritários da prova de matemática, também aparecem nas questões de Naturais.

Entenda as oito competências exigidas pela prova:
A ciência no dia-a-dia - Algumas aulas tentam fazer das descobertas científicas verdades absolutas. Nessa primeira competência, o aluno precisa demonstrar que compreende serem as ciências naturais fruto da construção humana, dando soluções para problemas apresentados e indicando benefícios e impactos de tecnologias ligadas à física, à química e à biologia.

Circuitos elétricos e consumo racional - Nem tudo no Enem é muito racional. Nessa competência estão relacionadas coisas diferentes: as noções básicas de elétrica e eletrônica, a capacidade de compreender manuais de equipamentos e a capacidade de se comportar como um consumidor consciente e responsável. De conteúdo, é importante conhecer bem conceitos como circuito em série, circuito em paralelo, resistência, tensão, potência e corrente, além de calcular o gasto de energia de equipamentos. Sobre consumo racional, o Enem deve propor comparação entre diferentes produtos, como, por exemplo, o que gasta menos energia, qual é melhor do ponto de vista nutricional, qual tem as características ofertadas na embalagem.

Degradação, conservação ambiental e ciclo da água - A análise do uso dos recursos naturais e as propostas de intervenção humana que diminuam o impacto da ação do homem no planeta são os temas dessa competência. Para o candidato, é importante identificar impactos negativos na extração e uso dos recursos naturais e reconhecer as melhores práticas para minimizá-los ou eliminá-los. Reduzir, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem.

Genética e saúde pública - De conteúdo, será necessário repassar os temas básicos relacionados à genética, como os tipos de reprodução e as diferentes teorias da evolução. A questão da saúde pública do brasileiro irá aparecer, sobretudo em relação a questões sociais em temas de higiene, alimentação, saneamento, sexualidade e qualidade de vida.

As ciências naturais apresentadas na vida cotidiana – Será importante a compreensão das linguagens em que as ciências naturais se apresentam na vida cotidiana e dos códigos em que o conhecimento científico é apresentado. Também é preciso pensar o desenvolvimento das ciências através de experiências e novas descobertas. Textos, tabelas, gráficos ou símbolos serão usados como instrumentos para a apresentação das questões. Qualidade da água e dos alimentos, saneamento básico e vacinas são temas que deverão aparecer na competência de número 5.

Fenômenos físicos – Aqui o Enem irá cobrar parte do que é aprendido nas aulas de física. É importante lembrar que nessa e nas próximas duas competências o aluno não deve se preocupar com o aprendizado aprofundado dos conteúdos indicados. Um nível médio de conhecimento é suficiente para resolver as situações-problema que serão propostas no exame. Tempo, distância, espaço, força, energia, potência, trabalho, calor, temperatura, dilatação, transmissão de energia, corpo, atmosfera e radiação serão os conteúdos cobrados. Além disso, os alunos precisam conhecer as formas de geração e transformação de energia, sobretudo as mais eficientes e mais modernas. Energias renováveis, biodiesel, GNV e pré-sal são os temas mais prováveis para a prova.

Fenômenos químicos - Uma parte da matéria de química será cobrada nessa competência. Em primeiro lugar, a compreensão da linguagem química. Entre os conteúdos mais privilegiados estarão os estados da matéria, as ligações e reações dos elementos químicos, os processos de produção, transformação e consumo de energia, as substâncias químicas (rendimentos e implicações sociais) e as mudanças no meio ambiente, com seus riscos e benefícios.
Biodiversidade, ética em pesquisa e saúde pública - A biologia do Enem é mais leve que a física e a química. Como a genética já é cobrada em uma competência anterior, na competência 8 aparece a biodiversidade – o aluno precisará mostrar que compreende comportamentos biológicos dos seres vivos nos ecossistemas, principalmente nacionais, e valorizar a ética na pesquisa com eles. Ações voltadas para a promoção da saúde pública nos níveis do indivíduo, da sociedade e do ambiente em que vivemos também aparecem. Como saúde pública já é objeto da competência 4, o assunto é o grande destaque – ao lado de preservação ambiental – da prova de Ciências da Natureza.
fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Um comentário:

  1. Artigo bem explicativo. Gostei deste artigo... - compartilhei no meu site www.zxy.com.br

    ResponderExcluir