quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pasusp tem público menor, mas comprometido, diz universidade

GUILHERME VOITCH
Clipping Educacional - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O vestibular da USP terá 9.689 alunos da rede pública recebendo um empurrãozinho do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada) na disputa por vagas da instituição.
O número é 24% menor que o total de inscritos no ano passado (12.821). Mesmo assim, o coordenador do Pasusp, Mauro Bertotti, entende que os alunos inscritos neste ano são mais comprometidos com o programa.
Segundo Bertotti, isso ocorre por causa de mudanças na metodologia do Pasusp. "Além de se inscrever no site, o estudante precisava enviar uma ficha assinada pelo diretor do colégio atestando que ele estuda em escola pública", diz.
Por conta disso, Bertotti acredita que a taxa de abstenção, tradicionalmente muito alta, será menor. "No total, 16.046 estudantes se cadastraram no site, mas 40% não enviaram as fichas. Acreditamos que quem enviou o que foi pedido não deve faltar nas provas."
Com a necessidade da assinatura de um professor responsável ou do diretor da escola, a USP pretender despertar o interesse também dos educadores da rede pública pelo projeto. "A ideia é que o professor fique sabendo [do Pasusp] e divulgue para turmas mais novas", diz.
Outra exigência neste ano foi a de que os candidatos tivessem cursado, além do ensino médio, também o fundamental em escola pública.
Inscritos no Pasusp devem fazer uma prova extra, em 24 de outubro, com as disciplinas do ensino médio --exceto língua estrangeira. Dependendo do resultado alcançado, o aluno pode obter um bônus de até 3% na primeira e na segunda fase da Fuvest.
O Pasusp faz parte do Inclusp, programa que tem como objetivo aumentar o número de alunos de escolas públicas na USP.
folha: http://www1.folha.uol.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Se você diz vem às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz."

    (Antoine de Saint-Exupery).

    ResponderExcluir