terça-feira, 21 de setembro de 2010

Empresas se unem para discutir os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Clipping Educacional - Educarede
Doze fundações e institutos empresariais promovem evento na FIESP, dia 21, e lançam carta de intenções para ações conjuntas. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pela internet
A comemoração dos 20 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, neste ano de 2010, mobilizou, de forma inédita, 12 instituições empresariais para a realização do evento “Juntos pelo ECA”, que acontece dia 21/09, no Teatro do SESI - São Paulo, anexo ao Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso. A união tem por objetivo debater, junto a especialistas, organismos multilaterais, poder público e sociedade civil, as conquistas, os desafios e as oportunidades relacionadas ao tema para os próximos anos.
A ação reúne o Instituto Votorantim, Instituto HSBC Solidariedade e Instituto Unibanco, a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica, Fundação Vale e Fundação ArcelorMittal, o SESI/SP e o SESI/CN, a Gerdau e os bancos Santander e Bradesco. São empresas e instituições que possuem atuação relevante na defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que, pela primeira vez, decidiram tratar do tema conjuntamente e criar uma oportunidade em defesa da causa. Ao final do evento, será assinada uma carta de intenções visando à realização de um trabalho colaborativo em torno da questão. O documento ficará aberto a novas adesões.
Os organizadores pretendem sensibilizar a audiência e fomentar a articulação entre os atores ligados aos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção à infância e adolescência, com uma visão sistêmica e integrada. Para o grupo, as empresas possuem papel fundamental neste processo atuando não apenas como financiadoras de ações, mas como mobilizadoras em torno da causa. Daí a proposta envolvendo a busca de sinergia de ações.

Balanço e perspectivas
O evento, que acontecerá entre 8h30 e 18h00, terá o consultor Edson Sêda, que participou da comissão redatora do ECA, na conferência de abertura, discutindo a relevância do estatuto. Na sequência, estão programados três debates: “Balanço dos 20 Anos”; “(Re) Articulando a Rede de Proteção”; e “Perspectivas para os 20 anos” (Veja programação completa). Dentro dessas temáticas, serão debatidos aspectos ligados às conquistas e avanços do ECA, os novos desafios e oportunidades que a lei vislumbra; a integração das políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes; os papéis e responsabilidades das empresas, da mídia, da sociedade civil e dos organismos multilaterais.
Para discutir as questões propostas, o grupo organizador convidou José Fernando da Silva, superintendente estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco; Renato Mendes, coordenador de projetos da OIT – Organização Internacional do Trabalho; Maria de Lourdes Trassi, doutora na área de adolescência e violência; Fábio Ribas, diretor executivo da Prattein: Helen Sanches, diretora da ABMP – Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude; Fábio Feitosa, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); Maria Luiza Amaral Rizzotti, Secretária Nacional de Assistência Social, do Ministério de Desenvolvimento Social; Irene Rizzini, professora da PUC/RJ; Sergio Mindlin, presidente do conselho do ETHOS; Albert Alcouloumbre, diretor de Planejamento e Projetos Sociais da TV Globo; e o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.
O evento é aberto à participação pública e as inscrições podem ser feitas pela Internet, no endereço www.juntospeloeca.com.br. As vagas são limitadas. “Juntos pelo ECA” tem, ainda, apoio institucional do Instituto Paulo Montenegro, da OIT, ABMP, Childhood; FEBRABAN; UNICEF e ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância.
Serviço
"Juntos pelo ECA"
Data: 21/09/2010
Horário: das 8h30 às 18h00
Local: Teatro do SESI - São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1313
Site: www.juntospeloeca.com.br
fonte: http://www.educarede.org.br

0 comentários:

Postar um comentário