terça-feira, 20 de julho de 2010

Dilma lança proposta de educação para ensino médio

Clipping Educacional – Redação Terra
Nesta segunda-feira (19), em entrevista à radio Paiquerê FM de Londrina, no Paraná, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, lançou a proposta do que pode se tornar o "ProMédio", uma espécie de ProUni para os estudantes do ensino médio. "Com a divulgação dos dados do Enem ficou claro que tanto as escolas estaduais como municipais se saíram bastante mal e é fundamental melhorar (...) nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas", afirmou Dilma. O governo divulgou hoje o ranking das escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médi (Enem).
A petista disse que além de reforçar a qualidade de ensino nessas escolas, também quer criar vagas em escolas privadas utilizando bolsas de estudos e também financiamentos a longo prazo e com juros baixos. "Se o aluno prestar serviço civil poderá ter um enorme desconto que chegará a 100% se ele se formar, por exemplo, como técnico de saúde", explicou a presidenciável.
Quando foi oficializado vice chapa de Dilma em junho, Michel Temer também comentou sobre a intenção de criar um "ProMédio". "No programa do PMDB, nós propusemos uma poupança para aqueles que são beneficiários do Bolsa Família. Para que quando, ao final do ensino médio ou no fundamental, eles possam ter uma poupança que possa encaminhá-los na vida. E o segundo ponto é a educação, uma coisa importantíssima. Botar o sistema do ProUni para o ensino fundamental e para o ensino médio", disse Temer ao Terra, na ocasião.
Dilma ressaltou que a qualidade do ensino no Brasil tem que levar em conta tanto a formação do professor quanto o salário dele. "Não só porque o professor tem que ser bem remunerado, mas porque não atrai jovens para dar aula e fica nessa imensa carência de professor de matemática, física, química, biologia".
Participação do PT e do presidente Lula
Questionada sobre a como será influência do partido e do próprio presidente num possível governo, a candidata disse que a intenção é fazer um governo de coalizão. "O PT pela importância, mas não só p PT governa. Acontece que o Brasil é um país muito diversificado para ser governado por um partido só. Assim é mais democrático e leva em consideração a pluralidade que caracteriza o País". Sobre Lula, afirmou que é muito importante tê-lo como parceiro, companheiro e amigo.
Bolsa Família
Na única fala que direcionou aos adversários durante a entrevista, Dilma disse que era preciso "criar uma vacina contra" a ideia de que o candidato do PSDB, José Serra, se eleito, irá dobrar o bolsa-família. "Como governador ele reduziu os programas sociais, num Estado que é menor que o Brasil inteiro (...) quando começou a ser denunciado eles ampliaram um pouco e melhoraram os resultados".
Fonte: http://noticias.terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário