segunda-feira, 28 de junho de 2010

Há 10 anos ensino médio não atrai jovens

Clipping Educacional - Estado de S.Paulo
O atual crescimento no porcentual de jovens de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio, que hoje está em 85%, esconde uma outra estatística preocupante: o número de jovens nessa faixa etária fora da escola permanece praticamente inalterado há dez anos, em torno de 18%.
"Avançamos porque está diminuindo a defasagem idade série. Temos menos jovens no ensino fundamental", afirma Ricardo Paes de Barros, autor do estudo Abandono e Evasão no ensino médio do Brasil. "Mas estamos perdendo a frente de batalha de atrair os jovens para a escola." A pesquisa de Paes de Barros usa dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Para Wanda Engel, presidente do Instituto Unibanco, a falta de ações efetivas nessa fase da educação dos jovens deve levar o Brasil a perder competitividade no cenário mundial por falta de mão de obra qualificada. "Existe uma bomba relógio sendo montada para a educação brasileira e ela se chama ensino médio", alerta Wanda.
fonte: http://www.estadao.com.br

3 comentários:

  1. Sinceramente, eu não entendo o "temos de atrair jovens para a escola" - Quê? Em que se transformou a escola? Um parque de diversões, uma praça de convívio, um espaço de encontro donde se pode comentar sobre o que quiser, uma creche de crianças e adultos nos quais as pajens são qualificadas em universidades?
    Quando é que a sociedade vai se dar conta de que não é a escola quem tem que atrair (como imã, laço ou alçapão) à sociedade, e sim, a sociedade que tem de sentir a necessidade de se contagiar pela escola?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Acho que temos que atrair sim as crianças e jovens. O conhecimento, a arte, a educação e a reflexão são contagiantes e não devem perder essa característica. Ou pelo menos deveriam ser..
    Faz toda a diferença, aprender com prazer e arte. E falo de arte, a arte que transcende e que faz sentir algo único, que infelizmente nem todos tem a sensibilidade e oportunidade de experimentar. Deixo aqui, um exemplo da arte que transcende..

    http://www.balaiovariado.com/2010/01/menina-condenada-morte-baseado-em.html

    Apresentado em vários festivais, eventos, universidades, escolas...
    Sem ser careta ou panfletário, mas sim a arte que não precisa de explicação, pois pode ser sentida. Como deve ser..

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. culpa do poder público, onde estão os laboratórios???onde estão as salas multimídias , onde estão as salas de arte??? lixo de educação pública do brasil, especialmente são paulo o estado mais rico da federação.

    investimento zero, politica eleitoreira dez.

    ResponderExcluir