quarta-feira, 30 de junho de 2010

Apostilas e planos de aulas melhoram notas, aponta pesquisa divulgada nesta terça em SP

Clipping Educacional - O Globo
SÃO PAULO - O uso de material didático estruturado, como apostilas e planos de aulas, aumentou as notas de alunos em matemática e língua portuguesa na Prova Brasil do Ministério da Educação, que mede o desempenho dos estudantes nas escolas públicas, no estado de São Paulo. O crescimento de cinco pontos foi verificado nos alunos de 4ª série, segundo pesquisa da Fundação Lemann. Para Paula Louzano, autora do levantamento e consultora da fundação, a melhora é expressiva.
- Cinco pontos na escala da Prova Brasil representam quase meio ano escolar - explica.
Sistemas estruturados de ensino já trazem um plano de aula a ser seguido, com o conteúdo a ser dado em sala. Quando a escola opta por usar livros didáticos, é o próprio professor quem elabora as aulas. Atualmente, 46% dos municípios paulistas usam materiais didáticos estruturados, para 1,2 milhão de alunos. A pesquisa foi feita comparando os resultados da Prova Brasil de 2005 e 2007, e revelou ainda que quando os professores têm um sistema estruturado à disposição também aprendem matérias que não sabiam direito. Os docentes passam ainda a não deixar de dar certos conteúdos em sala de aula e obtêm orientações mais claras de como planejar as aulas.
fonte: http://oglobo.globo.com

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