quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saiba os sintomas e como tratar a dislexia ainda na idade escolar

Clipping Educacional - Bom Dia Rio
RIO - O tratamento de dislexia é para a vida toda. O acompanhamento feito por psicólogos, fonoaudiólogos ou psicopedagogos estimula o processo de aprendizagem para as pessoas que têm o transtorno. Na Associação Nacional de Dislexia (AND), as pessoas fazem avaliação gratuita e já saem com o diagnóstico.

Saiba onde buscar atendimento público para a dislexia
De acordo com a AND, são feitos dois testes: de linguagem (com as fonoaudiólogas) e o teste de inteligência (feito por psicólogas). Para caracterizar a dislexia, a pessoa tem que ter inteligência comprovada como normal ou acima do normal. O transtorno de aprendizagem pode atingir até 17% da população mundial.
Os primeiros sintomas são percebidos na idade escolar. Normalmente a criança não aprende como as demais da mesma turma, principalmente para ler e escrever. Caso a dislexia não seja diagnosticada, pode ser confundida com falta de interesse, preguiça ou até mesmo dificuldade para aprender.
Os especialistas garantem que, quando mais cedo o transtorno for tratado, mais fácil será a rotina de vida do disléxico.

Sinais de alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

Pré-escola
Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas: Dispersão; Fraco desenvolvimento da atenção; Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; Dificuldade em aprender rimas e canções; Fraco desenvolvimento da coordenação motora; Dificuldade com quebra cabeça; Falta de interesse por livros impressos.
O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Idade escolar
Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:. Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita; Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras).

Adultos
Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará dificuldades; Continuada dificuldade na leitura e escrita; Memória imediata prejudicada; Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia); Dificuldade com direita e esquerda; Dificuldade em organização; Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.

Diagnóstico
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.
Também é de extrema importância haver uma boa troca de informações, experiências e até sintonia dos procedimentos executados, entre profissional, escola e família.
fonte: http://oglobo.globo.com

2 comentários:

  1. Muito interessante seu post!É de extrema importancia conhecer todos os desvios que podem afetar o aprendizado das crianças.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Passando pra conhecer teu blog...
    bjos

    ResponderExcluir