quinta-feira, 20 de maio de 2010

PESQUISA PARFOR - Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

PESQUISA PARFOR Nº1 - 10/05/2010
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), dá início às inscrições para os cursos de Ensino Superior oferecidos pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR).
O PARFOR tem por finalidade principal a melhoria na formação dos professores da Educação Básica. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/1996).
Os cursos de 1ª Licenciatura, que possuem carga horária de 2.800 horas, sendo 400 horas de estágio supervisionado,
e de Formação Pedagógica serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância. Os cursos de 2ª Licenciatura, que possuem carga horária de 800 horas, para licenciaturas na mesma área de atuação do candidato, ou 1.200 horas, incluindo as horas de estágio supervisionado, para aqueles que pretendem a licenciatura fora de sua área de atuação, deverão ser presenciais, conforme exige a Resolução 01/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para se candidatar às vagas do PARFOR, o professor interessado deve:
- Inscrever-se no site http://freire.mec.gov.br/ (a inscrição está condicionada à validação pela SEE).
- Responder à pesquisa no site www.rededosaber.sp.gov.br/pesquisa , clicar em “Acesso por login e senha” que são CPF e RG (os dados fornecidos nesta pesquisa colaborarão para a análise e validação das pré-inscrições).
A validação da inscrição nos cursos de licenciatura oferecidos pelo PARFOR está condicionada às informações indicadas na pesquisa e aos seguintes pré-requisitos:
1. O professor deve estar em efetivo exercício na rede pública estadual em 2010;
2. O professor deve fazer o curso na região da sua Escola e/ou Diretoria de Ensino e fora do seu horário de trabalho;
3. O professor deve comprovar a compatibilidade de horários do seu local de trabalho e os do curso pretendido na sua Escola ou Diretoria de Ensino;
4. O professor só poderá se inscrever em apenas um dos cursos disponíveis;
5. A segunda Licenciatura será ofertada somente pelas IES Públicas e na modalidade de ensino presencial;
6. As despesas de transporte e alimentação para a realização do curso são de responsabilidade exclusiva do professor;
7. O professor poderá cursar outra licenciatura em polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) da sua região.
ATENÇÃO
As inscrições devem ser realizadas no site http://freire.mec.gov.br/ de 10 a 29 de maio. A Secretaria Estadual de Educação tem o papel de validar ou não a inscrição de cada professor da rede pública estadual, observados os critérios estabelecidos neste boletim.
Após a validação, a instituição de ensino responsável pelo curso realizará a seleção dos candidatos que tiveram suas inscrições validadas pela Secretaria. Cabe ressaltar que as instituições de ensino têm autonomia para decidir sobre o processo de seleção, destacando-se o respaldo do MEC à destinação prioritária de vagas a professores em exercício das escolas públicas.
Todas as informações sobre o PARFOR e sobre os cursos ofertados estão disponíveis no endereço http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.
fonte: http://www.educacao.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Está de parabens mais uma vez a Secretaria de estado de educação por oferecer mais oportunidades ao conjunto da categoria professores que tanto tem ensejo de uma formação continuada ao longo dos anos. Uma vez que o mundo globalizado exigem muito de um profissional e muito mais daqueles que tem o oficio de transmitir, direcionar e mediar o conhececimento que nossos jevens possam melhor exercer e contribuir para o exercício da cidadania. edcosta16@yahoo.com.br

    ResponderExcluir