quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil

Clipping Educacional - UOL Educação
O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no entido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.
Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.
Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.
Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.
Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.
fonte: http://educacao.uol.com.br/

24 comentários:

  1. Com o perdão da palavra, Tiradentes, o iletrado, pagou com a vida... foi atraiçoado pelos próprios companheiros... será que sabia?

    Como de costume, o Brasil herda duas justiças... os de canudo são extraditados...mas vivem

    O iletrado, pobre, paga por todos e é destroçado.

    Perdão Tiradentes, já te defendi por centenas de vezes e até conquistei um premio de oratória por isto há umas 4 décadas atrás... mas confeço-te, fostes um otário...as pessoas ainda creem que tu querias os mesmos no poder...

    A independência verdadeira nem veio em 1822...não poderia! Foi outro golpe na boa fé dos incautos e que se espalha de forma infame na história mal contada... troca de brazões e renuncia... o algoz sabia que que o Brasil era colônia, novos expolios injustificáveis, a origem do mal presente...o traidor que louvamos como herói...até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você me explicar o que são esses tais "expolios" eu acredito nessa sua retórica toda.

      Excluir
  2. Coitado do Tiradentes... A forma como morreu foi um exagero sem limites... Nos faz pensar.

    ResponderExcluir
  3. Foi tarde. Lutava pela diminuição de impostos e não pelo Brasil. Morreu pq era pobre e achava que iria passar despercebido. Virou herói pq a nação presisava de um com a Replública, com uma figura tipo Jesus Cristo, faz parte da demagogia da história inventada brasileira. Vale o feriado pq o povo precisa descançar, mas comemorar "nada" é fortalecer a desunião e a presunção de poucos que escreveram a falsa-estoria de um país.

    ResponderExcluir
  4. A história de Tiradentes me comovia muito quando eu era criança, pela forma como era contada na escola. Era muita crueldade para ser ouvida naquela época... Hoje, as crianças já convivem com as notícias de toda natureza e este fato da hitória certamente não lhes impressionam mais...
    João

    ResponderExcluir
  5. Coitado tiradente perdeu sua mão aos 9 anos e o seu pai aos 11 E foi um grande homem ..
    E morreu por Causa da independência do Brasil
    sinto muito por isso..

    ResponderExcluir
  6. os pais dele morreu

    ResponderExcluir
  7. tiradentes foi um homem valente

    ResponderExcluir
  8. se fosse hoje morria queimadokkkkkk

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkk bem essa mesmo

    ResponderExcluir
  10. vix tive q fase um trabalho de geografia copiei tudo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  12. Tive que fazer um trabalho de história, copiei tudo!

    ResponderExcluir
  13. que pena de Tiradentes morrer pela independência

    ResponderExcluir
  14. Se ele lutou por impostos, não eram somente os dele, mas dos brasileiros! Então lutou pelo Brasil. As últimas manifestações que ocorreram no Brasil foram apenas por interesses particulares?
    E se a história não impressiona mais as crianças, é porque não é bem contada, pois elas devem levar em consideração o contexto social da época e até mesmo podem fazer associações com a sociedade atual.

    ResponderExcluir
  15. Trabalho de hitoria , copiei td por esse fidaputa de tiradentes :(

    ResponderExcluir
  16. TIRADENTES FOI UM GUERREIO.
    #EMOCIONDA.........

    ResponderExcluir
  17. NOS DIAS ATUAIS,QUAL DOS PLÍTICOS MORREM PELO BRASIL?, É O CONTRÁRIO ESTÃO MATANDO O BRASIL.TIRADENTES MERECE SER HOMENAGIADO.

    ResponderExcluir