sexta-feira, 2 de abril de 2010

São Paulo cai quatro posições em ranking salarial de docentes

Clipping Educacional - Folha de S.Paulo e Agência Folha
A rede estadual paulista de ensino caiu quatro posições desde 2007 no ranking nacional de salários iniciais para professores da educação básica. Ocupa hoje a 14ª colocação entre os 27 Estados. Já dentre os cinco com o maior número de alunos, está em segundo lugar.
O levantamento, feito pela reportagem, mostra que a hora-aula de São Paulo equivale à metade da de Roraima, que tem a melhor remuneração. No sistema paulista, o salário é de R$ 1.834 para 40 horas semanais. Foi considerada a remuneração inicial dos docentes com formação superior. Entre os cinco maiores sistemas de ensino, só o Paraná paga mais que São Paulo. Atrás vêm Rio, Bahia e Minas Gerais.
Parte dos docentes paulistas está em greve há quase um mês. Eles querem reajuste de 34,3%. Desde 2008 não há aumento, e desde 2005 os reajustes estão abaixo da inflação.
A política implementada pelo governo Serra foi dar dinheiro extra aos docentes mais bem avaliados. A pasta diz entender "que valorizar o professor é o caminho adequado para melhorar a educação". O governo não comentou o ranking. Sobre o reajuste pedido pelos grevistas, disse que desorganizaria as finanças do Estado.
Desde 2007, quando a reportagem fez o último ranking, ultrapassaram São Paulo os Estados do Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso e Paraná.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br

Um comentário:

  1. Sou professor do estado de São Paulo e gostaria de comunicar um erro no valor do calculo das horas aula divulgado pela FOLHA no ranking dos estados. O calculo da hora aula no estado de São Paulo deve ser feito sobre 5 semanas ou seja 200 horas mensais e não 4 semanas/160 horas mensais como na publicação. portanto o valor da hora aula é menor que o que conta no ranking.

    ResponderExcluir