sexta-feira, 2 de abril de 2010

Salários contam apenas parte da história

ANTÔNIO GOIS
Clipping Educacional - DA SUCURSAL DO RIO
A comparação do levantamento de salários de professores feito pela Folha com o ranking das redes estaduais no Ideb (índice que avalia a qualidade da educação) confirma o que alguns estudos já haviam comprovado: a remuneração conta apenas parte da história.
O Maranhão paga o terceiro melhor salário, mas tem apenas o 19º Ideb. Já o RS, segundo pior salário inicial do país, apresenta o 5º melhor Ideb.
Quando esses estudos demonstraram que não havia correlação entre salário e o desempenho dos alunos, duas reações foram mais visíveis.
De um lado, uns negavam, cegamente, uma evidência empírica. No outro extremo, houve quem defendesse, desconsiderando por completo o efeito da remuneração na qualidade.
Hoje o tema é menos polêmico quando se entende que o salário pode não ter efeito imediato na nota dos alunos, mas é um importante fator, de longo prazo, para atrair profissionais qualificados para a carreira.
Nunca é demais lembrar os dados da Pnad. Eles mostram que não há profissão de nível superior que remunere tão pouco seus profissionais.
Aumentar salários não produzirá milagres educacionais instantâneos. Mas um país que paga a um professor de ensino fundamental 12% do que ganha um juiz está dando um recado claro aos jovens mais qualificados: fujam do magistério.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário