quarta-feira, 14 de abril de 2010

Primeira colocada em exame de professores divide-se entre 2 escolas e a casa

Paulo Saldaña
Clipping Educacional - Especial para o Estado
O programa criado pela Secretaria Estadual de Educação garante aumento a 20% de um contingente de 223 mil professores
Todas as semanas, a professora Daura Rita Marques Guimarães, de 41 anos, cumpre 31 aulas na escola estadual Dr. José Manoel Lobo, no centro de Votuporanga - a cerca de 500 quilômetros da capital paulista. São nove salas de aula. Duas vezes por semana, outras três salas numa escola particular, Piconzé. Ainda tem a casa, o almoço, o marido, a roupa e os três filhos. Apesar da jornada tripla, a professora conseguiu um resultado invejável em uma das provas mais polêmicas do magistério estadual: foi a primeira colocada no programa de promoção por mérito, entre os 32.397 professores de 5ª a 8ª série e Ensino Médio do Estado.
O programa criado pela Secretaria Estadual de Educação garante aumento a 20% de um contingente de 223 mil professores - os melhores classificados na prova. Este ano, receberão reajuste de 25%. A secretaria não divulgou quais foram os mais bem colocados.
Esse limite de 20% foi contestado por professores, e uma das motivações para que o sindicato da categoria decretasse a greve. Professora há 19 anos da rede, Daura também discorda do modelo. "O professor está desvalorizado, tinha de ser para todos", defende ela, que aderiu à paralisação por uns dias. "O principal desafio do professor é resgatar a dignidade da carreira. É algo que tem de ser pensado desde a formação até a disponibilidade do diálogo com o aluno."
Vocação. Daura formou-se em História em 1990, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A vocação para a sala de aula surgiu ainda na adolescência, por influências dos pais - ambos professores.
Ela se desdobra em duas escolas para garantir um rendimento melhor: somando os dois salários, fatura, líquido, R$ 1.898,00 por mês. Mesmo quando tem aulas de manhã e à tarde, faz questão de passar em casa na hora do almoço "para distribuir as ordens" - comprou até uma moto para agilizar seu roteiro. "Não tenho empregada, então eles ajudam. No final de semana eu lavo e passo a roupa."
Até os colegas de escola se impressionaram com seu desempenho, no meio dessa correria, na avaliação. "Não achei difícil, estava de acordo com a bibliografia proposta. Mas não acreditei quando vi minha classificação." Ela conta que também deu um pouco de sorte. Acabara de ler muitas das obras exigidas durante o curso de pedagogia semipresencial, que finalizou no meio do ano.
"A prova tem um lado bom, que faz o professor se mexer", diz ela, que confessa ser idealista. "Tenho consciência do meu papel."
fonte: http://www.estadao.com.br/

11 comentários:

  1. Está professora é uma guerreira... Ou melhor, todas as professoras são guerreiras, sou noivo de uma professora de Portugues/Espanhol e vejo o quanto de trabalho ela têm!

    O seu blog é muito bom, tem muitas postagens interessantes... Está de parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Depois dá uma passadinha no meu:
    www.gordinhoonline.blogspot.com

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Professores são heróis raramente reconhecidos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito nesse heroísmo dos professores, principalmente por ser uma classe desunida e egoísta. Muitos professores fizeram a prova de promoção por mérito mesmo sendo injusta, pois não pensou na categoria como um todo. Muitos professores fizeram a prova de promoção por mérito e assim mesmo entraram em greve o que demonstra incoerência, pois se fizeram a prova é porque estavam satisfeitos com a política do governo. Professor não é categoria. Professor é bando. Com esse tipo de comportamento é uma classe em extinção que não fará falta, pois não cumpre o seu papel social.

    ResponderExcluir
  4. Muitos fizeram a prova de mérito não por ser egoísta, mas por ter contas a pagar e família para sustentar. Poucos podem ser idealistas (até anacrônicos), caro Sandoval.

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiz a prova, minha nota foi 6.75, foram promovidos 32.390, minha classificação foi 32.394, e em todos os lugares inclusive aqui falam em 32.397, essa pequena diferença faz tanta diferença pra mim, pois no diario oficial confirma apenas 32.390. O que eu faço, alguém pode me orientar?

    ResponderExcluir
  6. vote no serra!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Todos temos contar à pagar, mas muitos só pensam em levar vantagem. Apesar de todas as dificuldades, tenho a consciência trânquila e não faço tudo por dinheiro. A classe deveria ser mais unida e buscar melhores condições de trabalho e de salário. Penso que uma das formas é questionar a política educacional do governo e não aceitar tudo que é imposto. Que belos formadores de opinião voces são!

    ResponderExcluir
  8. Talvez eu esteja ultrapassado, pois muitos valores que aprendi ainda os vivêncio no meu dia-a-dia como respeito, educação, honestidade, dignidade, ética, responsabilidade, solidadriedade, etc. Sou ultrapassado na forma de pensar, pois não concordo com algumas atitudes que beiram a falta de vergonha. E para mim sobreviver preciso agir de acordo com a minha consciência e poder criticar a corrupção, a irresponsabilidade, a falta de caráter, etc. Como formador de opinião eu preciso ser exempolo e procuro ser. Eu não me vendo. Toda essa postura no mundo de hoje eu concordo que é ultrapassada, mas eu sempre dormi em paz com Deus e com minha consciência.

    ResponderExcluir
  9. Para anônimo que ficou por 4.

    Da próxima vez estude mais ou tenha mais sorte. Disseram que essa prova foi uma baba, mas só os mais preparados é que alcançaram a promoção.

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!!! você me ajudou muito....e obrigada pela delicadeza.

    ResponderExcluir
  11. Pela colocação da professora Daura, parece que o pessoal do Interior tem se preparado mais para as provas da SEE.

    ResponderExcluir