sábado, 3 de abril de 2010

Num recado a Serra, Lula elogia greve dos professores

SIMONE IGLESIAS
Clipping Educacional - DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Presidente não cita SP, mas diz que paralisações ajudaram a melhorar ações do governo
Sobre as multas que levou do TSE por propaganda antecipada, petista ironiza e diz que precisa se "conter" durante os seus discursos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou sua ida a um evento de educação para defender o direito de greve dos professores, dizer que a categoria não é valorizada e afirmar que não se conforma com os baixos salários pagos a eles.
Apesar de não ter citado a situação em São Paulo, a fala de Lula foi uma provocação ao governador e pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, que enfrenta uma greve de professores há 25 dias. Os tucanos alegam que a greve é política.
Lula fez duas referências ao direito à greve, ao falar para cerca de 3.000 pessoas que estavam na 1ª Conferência Nacional de Educação.
Primeiro, ao listar uma série de ações do seu governo na área, disse: "Não pensem que a gente chegou até aqui apenas por nossa vontade. É porque as cobranças de vocês, as conferências de vocês, as greves de vocês, as conversas de vocês é que fizeram a gente entender que um governo bom não é aquele que governa dissociado do povo. Um governo bom é aquele que tem capacidade de colocar em prática como políticas públicas o que ouve em cada rua, em cada escola, em cada fábrica, em cada banco".
Depois, fez elogios ao ministro Fernando Haddad (Educação), chamando-o de "dádiva de Deus" e dizendo que ele soube formar uma boa equipe na pasta, capaz de atender às demandas do setor.
Para Lula, os professores em greve agem como uma "torcida organizada" para serem valorizados. "Um técnico não ganha jogo, é preciso que tenha bons jogadores do seu lado, e da torcida organizada, que são os educadores deste país que vão à luta, que brigam, que exigem, que fazem greve, que negociam, mas que, muitas vezes, não são valorizados."
Lula afirmou que, nos últimos 30 anos, os professores tiveram a profissão "judiada", "sucateada" e "maltratada". De acordo com ele, os educadores costumam ser lembrados apenas no dia 15 de outubro-Dia do Professor.
"Não me conformo é alguém achar que um piso de R$ 1.020 é alto para uma professora que toma conta dos nossos filhos", disse, em referência ao valor nacional de referência do Ministério da Educação para professores da educação básica.
Ontem, a Folha mostrou que São Paulo caiu quatro posições no ranking de salário de docentes, ocupando a 14ª posição entre os 27 Estados. No sistema paulista, o salário é de R$ 1.834, para uma jornada de 40 horas semanais.

Multas
No evento, o presidente ironizou as multas que recebeu do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Hoje eu vou ler o meu discurso porque estou sendo multado todo dia, e daqui a pouco eu vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa. Eu vou me conter", disse, ao ser aplaudido. Os professores gritaram palavras de apoio à candidatura de Dilma Rousseff: "O povo decidiu. Agora é a Dilma presidente do Brasil".
Lula disse ainda que rejeita a ideia de se tornar "ex-presidente" e que, quando acabar seu mandato, continuará "andando pelo país".
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

3 comentários:

  1. Não sou petista e voto na Marina para presidente, mas, se der segundo turno sem ela, é Dilma (voto útil). É claro que depende das alianças do PV também; com PSDB, já era. Um cara que trata educação pública como lixo não tem estatura moral para governar um país tão carente de letras e cultura. Essa excressência de promoção por mérito significa tripudiar sobre a inteligência de profissionais decentes. O reajuste deve ser para todos. Todos ralam e suportam agruras inimagináveis em salas de aula por esse Estado. Parece-me que o candidato do PSDB quer manter a formação intelectual e a crítica restrita às elites que financiam sua campanha. É claro; posteriormente, quem vai questionar o seu "modus operandi"?
    Obs.: também não sou sindicalista. Sou um apenas um professor tentando sobreviver exercendo minha profissão. Como a maioria dos meus colegas.

    ResponderExcluir
  2. O Lula só faz este discurso agora, no fim de seu governo? O que ele fez pelos professores?

    ResponderExcluir
  3. Gostei das palavras do Presidente Lula, mas reforço a pergunta do anônimo acima: O que o presidente fez pelos professores?
    Votei no Lula, e não escondo de ninguem. Mas se esta claro que a situação dos professores, especialmente os de São Paulo é critica e humilhante. O que o presidente da Republica fez pór essa classe?
    Reivindicações são feitas a todo momento,nesse momento os professores estao paralisados e o Governador do Estado de São Paulo sequer atendeu os representantes dos sindicatos.
    No final da greve todos estarao na mesma situação que estavam anteriormente.
    Alem do mais, os professores nao estao pedindo somente aumento salarial, pedem também dignidade para a classe, respeito e condiçoes de trabalho decentes e dignas. Formação academica e formação posterior,todos tem, sao oferecidos tantos cursos. Sera que esses cursos são oferecidos com base nas necessidades reais dos professores em sala de aula? Talvez esses cursos sejam oferecidos somente para msotrar que o Estado cuida dos alunos e que se nao esta tudo caminhando como era esperado, a culpa seja do professor "saco de pancada". Cursos aleatorios,sem objetivo certo. Apenas como justificar alguns gastos, ja que em salarios o governo nao investe.

    ResponderExcluir