terça-feira, 20 de abril de 2010

Governo investe em programas de formação de platéia

Clipping Educacional - Do Portal do Governo do Estado com informações das Secretarias da Cultura e da Educação
Cultura é Currículo, Vá ao cinema e Viagem Literária criam no público hábito de freqüentar ambientes culturais
O Governo de São Paulo se preocupa em dar condições, a todos os cidadãos, de acesso à Cultura e por isso vários do programas das Secretarias da Educação e da Cultura trabalham para que isso seja atingido. Principalmente no que toca os projetos de formação de platéia, aqueles fazem com o público crie o hábito de freqüentar certos ambiente culturais como cinemas, bibliotecas, teatro e afins. Exemplos disso são os programas Cultura é Currículo, Vá ao Cinema e Viagem Literária.

Cultura é Currículo
Destinado a alunos e professores da rede pública de ensino, o Escola Em Cena tem como objetivo complementar o aprendizado da sala de aula por meio das peças de teatro e apresentações de dança. A estratégia do Escola Em Cena é utilizar apresentações culturais em ambientes distantes da sala de aula para melhorar o aprendizado. A ação integra o programa Cultura é Currículo.
O programa é fruto de uma parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que oferece transporte e alimentação, e o Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pela contratação dos atores. Além de estar em consonância com ações prioritárias da pasta da Educação, como o Programa Ler e Escrever, é dividido em três segmentos: Lugares de aprender: Escola Sai da Escola, direcionado a visitas aos museus; Escola em Cena, que leva alunos ao teatro; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes. No caso do Cinema vai à Escola, a secretaria, por meio da FDE, envia às escolas do ensino médio acervo de 20 filmes, em DVD, de diferentes linhas cinematográficas e gêneros, e ainda o DVD Luz, Câmera... Educação! E o Caderno de Cinema do Professor, com roteiros para discussão de filmes e temas para debates. Sabia mais aqui e aqui.

Vá ao Cinema
O programa Vá ao Cinema é destinado à formação de platéias e ao aumento da freqüência nas salas de exibição do interior do Estado. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceira com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), desde 2007, é um programa que visa à distribuição de ingressos de sessões de filmes brasileiros para alunos da rede pública de ensino. De março a junho de 2009, o Vá ao Cinema distribuiu mais de 900 mil vale-ingressos em 91 cidades paulistas. Em 2008, o programa chegou a mais de 100 municípios, e forneceu 1, 9 milhão de vale-ingressos. Ele foi lançado em 2007.

Viagem Literária
O Viagem Literária leva consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de cidades paulistas, com o objetivo de incentivar e estimular o hábito pela leitura por meio da interação dos autores com o público, oficina de criação literária e histórias. Os escritores vão falar sobre os seus livros e as suas histórias em bate-papos animados com jovens leitores. A proposta é que os autores abordem a sua obra de uma maneira ampla, sem focar um título específico. O programa existe desde 2008.
fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário