sexta-feira, 30 de abril de 2010

Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro

Clipping Educacional - da Agência Brasilda Reportagem Local
O MEC (Ministério da Educação) vai realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 6 e 7 de novembro. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscrições. Geralmente o Enem é realizado em outubro, mas, por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições, o calendário teve que ser alterado para novembro.
Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que ofereceu 47,9 mil vagas.
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2010 já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, devido ao Enem, deverá ser adiado.
Em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e 3,2 milhões fizeram as provas. A data para o início das inscrições de 2010 ainda não foi fechada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Em junho, o MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu. Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas a serem oferecidas por instituições públicas de ensino superior vão usar a nota do Enem de 2009.
As 51 instituições que participaram da primeira edição do sistema manifestaram interesse em permanecer no processo, mas ainda não é possível saber quantas vão participar da etapa de junho, já que nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.
Fraude
No ano passado, o Ministério da Educação suspendeu a prova do Enem --que deveria ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro para 4,1 milhões de estudantes--, após o conteúdo das questões vazar. Uma nova empresa foi contratada para aplicar a prova, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com abstenção recorde e erro no gabarito oficial.
O vazamento do conteúdo provocou um prejuízo de aproximadamente R$ 45 milhões aos cofres públicos, e com o adiamento, diversas universidades decidiram não usar o desempenho no exame como parte do processo seletivo.
O presidente do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, Reynaldo Fernandes, pediu demissão do cargo para permitir a "reestruturação do órgão".

5 comentários:

  1. Pessoal, como diretor de uma faculdade isolada com fins lucrativos (toda empresa tem este fim) vejo-me com certa restrição a comentar o assunto em pauta. No entanto, como ex-consultor do MEC para certificação e garantia da qualidade do ensino superior, posso falar da experiência que tive no início desse projeto do governo federal com relação a educação de nível superior. Posso lhes garantir que a intensão do projeto era boa. era técnica e estimuladora (por bem - inniciativa da própria IES ou por diligência - relatório dos avaliadores da qualidade de oferta de ensino superior). Entretanto, no governo atual o MEC/INEP passaram de uma intituição de governo reguladora do ensino superior de qualidade para institutos de repressão aos moldes da ditadura militar que o País sofreu por longos anos. ENEM, ENADE e outros instrumentos de verificação da conformidade de processos somente terão eficácia se estiverem alinhados com o objetivo maior: qualidade do ensino brasileiro. Enquanto forem instrumentos políticos serão institutos de baixa credibilidade e passíveis de corrupção.

    prof. Djalma

    ResponderExcluir
  2. hoje é dia do trabalhador... será que alguem pensou no professor ao designar esse dia??? é evidente que não. professor não

    ResponderExcluir
  3. Droga... não pude conclir o meu pensamento nesse Blog! por isso a espressão DROGA! de qualquer forma se tiver alguem interessado na conclusão do que penso sobre ENEM e ENADE, então entre em contato com o Diretor das Faculdades Integradas Torricelli!
    Prof. Djalma

    ResponderExcluir
  4. Droga... não pude concluir o meu pensamento nesse Blog! por isso a espressão DROGA! de qualquer forma se tiver alguém interessado na conclusão do que penso sobre ENEM e ENADE, então entre em contato com o Diretor das Faculdades Integradas Torricelli!
    Prof. Djalma

    ResponderExcluir