terça-feira, 23 de março de 2010

Professores grevistas pedem audiência com secretário da Educação de SP

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Categoria pede reajuste salarial.
Secretaria classifica a greve de política.
Um grupo de professores grevistas da rede estadual de São Paulo está reunido, na manhã desta terça-feira (23), em frente à Secretaria de Estado da Educação, na Praça da República, no Centro, para pedir uma audiência com o secretário Paulo Renato de Souza.
"Vamos tentar protocolar um pedido de audiência", afirmou ao G1 Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, sindicato dos professores da rede. Outras entidades do magistério, como o CPP, de professores, a Udemo, dos diretores de escola, a Apase, dos supervisores de ensino, e a Apampesp, de aposentados, participam do ato.
Em greve desde o dia 8 de março, os professores reivindicam reajuste salarial de 34,3% e afirmam que estão com os salários congelados há cinco anos. Eles se opõem à incorporação da gratificação em três parcelas anuais.
De acordo o governo do estado, a folha de pagamentos da Secretaria de Educação cresceu 33% entre 2005 e 2009, passsando de R$ 7,8 bilhões para R$ 10,4 bilhões. Em relação às gratificações, segundo a Secretaria, são feitas na medida das disponibilidades orçamentárias.

Bônus
Na segunda-feira (22), sobre as reinvidicações salariais dos grevistas, o secretário havia dito que não há previsão de aumento. "Em relação à base salarial, a base da reivindicação é estranha, porque tomam como referência o salário-base de março de 98. Mas, por que não o de 97, ou de 1950? Não temos considerado neste momento reajuste no salário-base, a não ser aquele que já vem com as gratificações, ou seja 5% agora, 5% no ano que vem e 5% no outro ano."
Ele classificou a paralisação novamente de política e afirmou que ela não tem prejudicado os trabalhos da secretaria. "A paralisação é muito pequena e o número de escolas paralisadas não passou em nenhum momento de 1%."
Neste ano, os grevistas receberão o bônus normalmente, porque ele se refere ao ano passado. No entanto, em 2011, a gratificação para eles deverá ser menor, já que o bônus leva em conta o número de faltas.
O bônus aos servidores será pago nesta quinta-feira (25). "O bônus é uma coisa normal. A secretaria vem trabalhando normalmente e o bônus vai ser pago conforme o programado. Não estamos trabalhando pautados pela greve."

5 comentários:

  1. PAra os sindicalistas da APEOESP: sou professor efetivo e batalhei muito para me efetivar em um concurso ELIMINATÓRIO. Vocês do sindicato só defendem os pseudo-professores encostados que estão no Estado há 30 anos e não conseguem passar num concurso porque têm PREGUIÇA de se atualizar ou porque perdem o tempo em politicagens sindicais. Nunca nenhum de vocês lutou por mim, só pelos encostados. E agora têm a cara de pau de promover uma greve cujo ÚNICO OBJETIVO é acabar com as provas para colocar em sala de aula professores competentes. Dizem que querem um aumento de salário irreal (34%, sabemos ser impossível) só para atrair os incautos para reforçar as fileiras desse movimento fajuto orquestrado por um sindicato falido moralmente. Outra coisa para os sindicalistas: por que antes de entrar em greve a maioria de vocês tirou licença? Greve é greve, não é? Tirar licença antes é mostrar a covardia e a falta de caráter. CRIEM VERGONHA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vitor, vc de novo menina como anda o trabalho????
    legal só assinar o ponto sem aluno né bem??????

    ResponderExcluir
  3. Errou, seu trouxa. Aqui na minha escola TODOS estão trabalhando normalmente, com alunos. E de novo, pelo seu nível, já vejo que você é um "ótimo" professor. Bem a cara da APEOESP.

    ResponderExcluir
  4. xiiiiii ta braba !!!!!!!! carrapato de saco do governo, vc vai conseguir mudar muito a realidade dos seus alunos regurgitando baboseiras apostiladas. vc tem de mudar sua realidade primeiro, a propósito parece que vc anda estressada , é a realidade da escola pública bem!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, tenha pelo menos a decência de se identificar. E se você não tem inteligência pra debater como um PROFESSOR DE VERDADE deve ter, poupe-nos de sua verborragia e da sua falta de postura. Se for continuar assim, converse somente com o pessoal da APEOESP, que são do seu nível intelectual.

    ResponderExcluir