sábado, 27 de fevereiro de 2010

SP quer dar aulas de reforço para 35 mil docentes de matemática

Fernanda Calgaro
Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Iniciativa é resposta ao fraco rendimento dos alunos do ensino médio.
Desempenho na disciplina caiu de 273,8 para 269,4 entre 2008 e 2009.
O governo de São Paulo quer dar aulas de reforço para os cerca de 35 mil professores de matemática da rede. A iniciativa é uma resposta ao fraco rendimento dos alunos do ensino médio na avaliação estadual. De 2008 para 2009, a média na disciplina caiu de 273,8 para 269,4. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela Secretaria do Estado de Educação, seis em cada dez alunos tiveram desempenho abaixo do básico.
O curso para os docentes, com 240 horas de duração, vai ser opcional. As inscrições terão início no dia 17 de março. A partir desta data, coordenadores pedagógicos das 91 regionais vão ter aulas com professores da USP e da Unicamp e, em seguida, repassarão as orientações para seus professores inscritos. Parte do conteúdo será dado à distância.
Os temas das aulas ainda não foram divulgados, mas vão focar nas principais deficiências apresentadas pelos docentes na avaliação a que foram submetidos. Ao final, os professores precisarão ser aprovados para receber o certificado.
"As notas de matemática são baixas tradicionalmente. A ampliação no acesso à educação sempre acaba gerando, no início, uma queda na média", afirmou o secretário Paulo Renato de Souza, ao referir-se à universalização do ensino. Segundo a pasta, 86% dos jovens de 15 a 17 anos estão na escola.


Português
Além de matemática, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que foi aplicado em novembro, também avaliou o desempenho dos alunos em português. Nesse caso, os estudantes do ensino médio apresentaram melhora, passando de 272,5 para 274,5.
Os alunos da 4ª e da 8ª séries, que também fizeram as provas, as médias apresentaram leve melhora tanto em matemática quanto em português.



Idesp
No geral, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que leva em conta as notas no Saresp e a taxa de aprovação em cada ciclo escolar (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e ensino médio), foi superada. Numa escala até 10, dos 2,58 pontos previstos, o índice chegou a 2,79. Ainda assim, essa média fica na metade do considerado adequado: 5.
Cada escola também tem um Idesp individual e uma meta de desempenho que deve ser atingida pela escola no período de um ano. O resultado nesse indicador vai determina o pagamento de bônus nos salários dos professores e funcionários da rede. O bônus deste ano será pago no dia 25 de março. O desempenho de cada escola deve ser divulgado dentro de duas semanas, segundo a secretaria.
Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário