segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Desmoralizaram os professores

Gilberto Dimenstein
Clipping Educacional – Folha On line
Apenas 2% dos estudantes do ensino médio querem ser professores --esse índice se aproxima de zero quando computados os alunos de maior aquisitivo, que estudam em escolas privadas. Esse fato mostra que a profissão de professor está em baixa, diria até desmoralizada.
Há dados ainda piores no relatório sobre a atratividade da carreira de professor que a Fundação Victor Civita encomendou à Fundação Carlos Chagas.
O pior dos dados: os futuros professores são recrutados entre os alunos com as piores notas, sendo que quase 90% são de escolas públicas. Portanto, o curso de licenciatura e pedagogia é, para muitos, a opção de quem não tem opção. O resto é apenas consequência.
Considero a profissão de professor a mais nobre que existe. Mais nobre, por exemplo, do que a medicina --afinal, sem professor ninguém chegaria a uma faculdade de medicina. Não é compatível, portanto, um projeto de nação civilizada com a categoria de professor desmoralizada.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Um comentário:

  1. Que grande descoberta!!! Precisou-se fazer uma pesquisa para descobrir o óbvio? Ser professor para se responsabilizado, humilhado, desvalorizado, etc. Quem tem opção jamais escolhe ser professor, por essas e outras que o governo terá que atribuir aulas a aqueles que não conseguiram classificação na prova. Além de tudo isso, que classe desunida!

    ResponderExcluir