sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Metade dos alunos não atingiu média no Enem

Clipping Educacional – Agencia Estado
Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas. Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.
A escala apresentada ontem pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio, nem tão ruins nem tão bons, a nota 500 - no caso, foram usados apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.
A análise de quantos alunos ficaram em cada uma das faixas de pontos mostra que boa parte não conseguiu nem mesmo alcançar essa média. Na prova de linguagens, que inclui português, 47% dos estudantes ficaram com menos de 500 pontos e 1,3% ficou abaixo de 300, o que significa que praticamente zeraram o exame, cuja nota mais baixa foi 224,3 pontos, a menor entre as quatro avaliadas. Em ciências humanas, nenhum aluno teve resultados inferiores a 300 pontos, mas apenas 0,1% conseguiu passar dos 700.
A metade ficou abaixo dos 500 pontos. Em ciências da natureza, 48,7% não alcançaram a média e apenas 0,2% passou dos 700 pontos. Nessa área, no entanto, 0,8% dos candidatos não alcançaram os 300 pontos. A nota mais baixa foi 263,3. Matemática teve a nota mais alta entre as áreas, 985,1 pontos. No entanto, esse resultado foi obtido por apenas um estudante. Só 0,3 % passou dos 800 pontos. No ano passado, 2,6 milhões de jovens fizeram a prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://educacao.uol.com.br

2 comentários:

  1. É triste ver a realidade da educação no país em que vivemos. Ainda me falta alguns anos para fazer a prova do Enem (estou no 1º ano do EM). Meu irmão ficou entre os 0,3% que conseguiram mais de 800 pontos, fiquei até abismada.
    Achei interessante saber esses dados, vou até mostrar para ele.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga,

    Parabéns pelo post.

    Nota 1000 por nos apresentar essa dura realidade.

    Nota 0000000(ZERO) para a educação do Brasil.

    São tantos os fatores que influem para resultar nessa avaliação negativa, mas a tristeza que o assunto me faz sentir(já fui professora), e a descrença nas ações governamentais, não me motivam a elencá-los. Perdão..., mas seriam necessárias várias publicações....

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir