quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lista escolar exige até 800 copinhos e papel higiênico

Clipping Educacional - (Folha de S.Paulo)
Uma criança consegue usar 18 lápis pretos, 500 folhas de papel sulfite ou 14 tubos de cola durante um ano letivo? E precisa levar almofada, fone de ouvido, papel higiênico ou 800 copos descartáveis para a aula?
Para alguns colégios particulares de São Paulo, a resposta é sim. Esses exemplos estão em algumas das listas de material didático de 21 escolas obtidas pela Folha. Os alunos estão no ensino fundamental.
É um exagero, avalia parte dos pais. Se o aluno tem 18 lápis para o ano, ele pode trocar de lápis a cada 11 dias de aula.
"Pediram papel higiênico, lenço de papel, pano de limpeza descartável. Acho absurdo. A escola deveria se ater ao material didático", diz Andrea Molinari, 33, mãe de duas crianças que estudam na zona leste.
Entidades de defesa do consumidor fazem um alerta: a escola só pode incluir na lista produto que tenha relação direta com o ensino. Por isso, os pais devem se recusar a mandar itens de higiene ou copos plásticos, por exemplo.
Além disso, têm o direito de pedir de volta o que sobrar no fim do ano. Caso a escola se recuse a devolver, os pais podem fazer denúncia a um órgão de defesa do consumidor. O colégio corre o risco de levar multa.
Para evitar problemas, o colégio Magno diz que prefere não pedir uma quantidade exata. "Cada criança tem um ritmo. Algumas são cuidadosas [com o material], outras não", diz a diretora Myriam Tricate. O Santo Américo, por outro lado, pede dez colas por aluno. A escola Nossa Senhora das Graças, 12 lápis pretos. Ambos dizem que devolvem o material não usado.
Para a professora Neide Noffs, da Faculdade de Educação da PUC-SP, o ideal é que a escola não peça todo o material de uma só vez. "Às vezes não tem nem como estocar direito. A cola pode endurecer, a tinta estragar. O melhor é ir pedindo aos poucos", diz.
Adilson Garcia, diretor do Vértice, que pede 14 colas de diferentes tipos, discorda. "Se o pai compra em maior quantidade [e ao mesmo tempo], sai mais barato. Muitos preferem."
"Os pais muitas vezes não reclamam porque acham que lápis ou copo descartável é coisa pouca. Eu não. Fui à escola [de um dos filhos] questionar a lista. Acho um abuso", diz a secretária Bárbara Guerrato, 29, que tem dois filhos pequenos em colégios do Ipiranga (zona sul).
Ela não entende por que uma criança precisa de cinco caixas de lápis de cor, cinco de giz de cera e outras cinco de massinha. "Avisei que só vou mandar duas caixas. No meio do ano, quero saber o que foi usado. Sendo preciso, mando o resto."
Para entidades do consumidor, Bárbara fez uma decisão acertada. "Os pais não devem se sentir constrangidos de reclamar", afirma Valéria Cunha, do Procon-SP. "Não é só pelo valor. Quando não contesta, o consumidor acaba favorecendo as práticas abusivas."
Valéria lembra ainda que não se pode exigir que os pais comprem os itens diretamente da escola. Taxas de material, portanto, como a do colégio Carlitos, não podem ser obrigatórias.
A escola na região central fornece todo o material, mas exige mais de R$ 1.000 por isso. Para o diretor José Manuel Mayor, isso é necessário por se tratar de material muito específico.
A escola Futura disse que os pais não são obrigados a entregar os 800 copos plásticos e as 6 caixas de lenços. A Folha procurou os colégios Móbile (18 lápis pretos), Augusto Laranja (8 lápis), Arquidiocesano (500 folhas de sulfite), Benjamin Constant (4 rolos de papel toalha), Miguel de Cervantes (12 colas) e Humboldt (almofada) para que comentassem as listas, mas não teve resposta.
Fonte: http://aprendiz.uol.com.br

3 comentários:

  1. Muitas escolas acabam exagerando na lista de materiais, muitos deveriam ser fornecidos pela própria escola e o que ocorre é que muitas vezes acabam por serem desperdiçados ou nem sequer usados e o que sempre vemos é o aumento das mensalidades.
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. óla,eu acho um absurdo pedir tanto material se a criança as vezes nem chega a usa-los.muito bom tocar neste assunto,para que nós pais possamos ficar vigilantes!

    Um abraço,Kacal.

    ResponderExcluir
  3. Este é um total descalabro... falta total de senso, exigir tais itens fere a lógica... infelizmente está inserido no nosso cotiano...

    Abraço

    ResponderExcluir