quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Resolução SE 92, de 8-12-2009 - Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental

Resolução SE 92, de 8-12-2009
Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando:
O respeito à pluralidade dos ritmos e características dos alunos no processo de aprendizagem;
A necessidade de diagnósticos precisos e claros das dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem;
A responsabilidade da escola de compartilhar os diagnósticos, atender a pluralidade de demandas e garantir a oferta de diversas oportunidades de aprendizagem; e
A comprovação do aumento das oportunidades de recuperação da aprendizagem quando esta ocorre sob a responsabilidade direta do professor da classe, resolve:
Artigo 1º - a partir de 2010, todos os professores do ciclo I, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, farão jus a seis horas de trabalho pedagógico, para garantir, de forma continua e imediata, oportunidades de estudos de recuperação, objetivando superar as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de escolarização.
§ 1º - a carga horária de trabalho pedagógico de que trata o caput deste artigo destina-se:
a) à atuação direta dos professores em intervenções pedagógicas que superem as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos nas aulas regulares;
b) ao acesso a subsídios pedagógicos que auxiliem o professor em sala de aula, propiciando situações didáticas adequadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem;
c) à avaliação sistemática e regular do processo de recuperação contínua;
d) à atuação direta e diversificada dos professores no atendimento das necessidades de aprendizagem dos alunos, individualmente ou em grupos previamente constituídos.
§ 2º - o atendimento, na forma prevista na alínea “d”, poderá ocorrer com agrupamento de alunos por série, nível de conhecimento, ou por qualquer outra forma pedagogicamente recomendável.
Artigo 2º - para atendimento à recuperação contínua, a unidade escolar deverá se reorganizar continuamente de modo a assegurar o desenvolvimento de todos os recursos disponíveis para a recuperação previstos nesta resolução.
Artigo 3º - Todo trabalho de recuperação desenvolvido pelos professores, nas aulas a esse fim destinadas, deverá ser programado, documentado e previamente divulgado aos pais.
Parágrafo único - Deverão ser lançados, ao final de cada bimestre, nos registros de avaliação dos alunos, os resultados alcançados nos estudos de recuperação.
Artigo 4º - Continua vigendo o Projeto Intensivo no Ciclo- PIC.
Artigo 5º- na viabilização das atividades de recuperação dos alunos, caberá ao Diretor e ao Professor Coordenador:
a) elaborar, em conjunto com os professores envolvidos, as respectivas propostas, encaminhando-as à Diretoria de Ensino para aprovação, após a devida análise do Supervisor de Ensino e do Professor Coordenador da Oficina Pedagógica responsável pelo Programa “Ler e Escrever”;
b) definir, juntamente com o professor responsável pela recuperação, os critérios de agrupamentos de alunos e ou de formação de grupos, a definição do local, período e horário de realização e o encaminhamento de informações aos pais ou responsáveis;
c) coordenar, implementar e acompanhar as propostas aprovadas, providenciando as reformulações, quando necessárias;
d) disponibilizar ambientes pedagógicos e materiais didáticos que favoreçam o desenvolvimento das atividades propostas;
e) informar aos pais as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a necessidade e objetivo da recuperação, os critérios de encaminhamento e a forma de realização;
f) avaliar os resultados alcançados nas propostas implementadas, justificando a necessidade de sua continuidade, quando necessário;
g) promover condições que assegurem a participação dos professores responsáveis pela recuperação em ações de orientação técnica desenvolvidas pela Diretoria de Ensino.
Artigo 6º - As turmas e as matrículas dos alunos encaminhadas para recuperação paralela serão cadastradas em opção específica no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo.
Parágrafo único - As unidades escolares deverão realizar a manutenção sistemática dos registros dos alunos encaminhados à recuperação e lançar, ao final do semestre, o resultado alcançado ao longo dos estudos de recuperação.
Artigo 7º - o processo de recuperação contínua criado e implantado pela presente resolução será acompanhado e avaliado pela Diretoria de Ensino, Coordenadorias e Equipe do Ciclo I da CENP.
Parágrafo único - a continuidade da presente proposta para os anos seguintes dependerá dos resultados obtidos na avaliação a que está sujeita a proposta, no ano de 2010.
Artigo 8º - Os casos omissos na operacionalização das diretrizes estabelecidas pela presente resolução, quando devidamente apresentados e justificados pela Direção e Supervisão de Ensino, serão decididos pelo Dirigente Regional de Ensino, consultada previamente a equipe do Ciclo I da Cenp.
Artigo 9º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
fonte:http://www.imprensaoficial.com.br/

5 comentários:

  1. não concordo pois acumulo sou efetiva na rede municipal de Campinas e não estou disposta a ser obrigada a abrir mão de um cargo de 23 anos e outro de 12 sem ser consultada , quero saber quando esta escrito no artº1 faz jus¨a ¨, serei obrigada a cumprir esta carga de trabalho ou será opcional. Se eu for obrigada terei que recorrer a`justça pois o direito adquirido tem que ser respeitado , nós professores temos outros compromissos a serem realizados com filhos, pessoas idosas que dependem de nós, isso tem que ser revisto, trabalhamos em dois lugares por que precisamos ,se o governo Serra desse um salário DIGNO ,poderíamos ser exclusivas do estado, não se esqueçam 2010 tem eleição,e com a falta de respeito que estamos sendo tratados nossos votos, o SR.SERRA não terá.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me senti tão desrespeitada em toda minha vida profissional.
    Tenho 25 anos de estado e 10 de prefeitura... e não é uma decisão ditatorial que irá me fazer desistir de um salário a mais em troca de cento e poucos reais. Esse governo está louco???? Temos familia que dependem de nossos dois empregos, tenho pessoas idosas que dependem de nossa ajuda, temos dividas adquiridas porque contamos com nossos salários. NÃO É POSSÍVEL SER TRATADA DESSA MANEIRA!!!! É o pior governo para nossa categoria... 2010 está aí Sr. Governador, cada professor tem pelo menos 5 votos com ele.

    ResponderExcluir
  3. Sou efetiva na prefeitura e também trabalho no estado categoria OFA. Com o acumulo que temos direito não poderei mais trabalhar nos dois, como fazer?

    ResponderExcluir
  4. se aceito,serei obrigada até o final do ano a dispor do meu tempo livre para cumprir as horas que são de minha obrigação e não dos alunos, que, provavelmente, serão "convidados" a participar dessas aulas que me darão relatórios e mais relatórios para preencher e mil satisfações a dar a todos.

    ResponderExcluir
  5. Fazer jus não é obrigação, senhores professores

    ResponderExcluir